FICHA FORMATIVA DE ILUMINAÇÃO
revista técnico-profissional
o electricista
147
Pedro Telhado Vice Presidente CPI
sistemas de controlo e regulação de luz Um sistema de controlo e regulação de luz (SCR) não é um luxo, se bem pensado e bem utilizado é um elemento fundamental num sistema de iluminação. Na sociedade actual tem a mesma utilidade e importância como há mais de cem anos a primeira lâmpada de Edison. Se não vejamos: a luz artificial é utilizada pela nossa necessidade de ver na ausência da luz natural, e ela, para cumprir bem a sua missão deverá “imitar” tão fiel quanto possível a nossa relação com a luz do Sol. A luz do sol não aparece e desaparece, ela varia constantemente. Varia em intensidade, em aparência, em tonalidade, tem ciclos básicos, o dia e as estações ao longo do ano, mas tem também variações não periódicas, como um dia enublado. Esta luz variável tem um impacto directo no ser humano. A luz é um factor relevante no conforto humano, provoca emoções, e tem um impacto directo na produtividade laboral. Em casos extremos é um assunto de saúde pública.
SCR sim, podemos, podemos variar a intensidade, a tonalidade, a incidência e mesmo interagir com a presença da luz solar. Para além do ser humano, existe o nosso planeta que tão mal tem sido tratado. Um SCR é fundamental na eficácia energética de um sistema de iluminação, podendo significar poupanças de energia da ordem dos 40%. Um SCR regula a iluminação para os níveis adequados de luz que precisamos, adapta a luz artificial onde exista luz natural, corta a energia onde detecta a ausência de ocupantes.
ONDE APLICAR De uma forma geral onde haja uma lâmpada, poderá haver um Sistema de Controlo e Regulação.
Com um simples interruptor não podemos controlar a luz para além do liga/desliga. Por muito bom que seja um sistema de iluminação, não podemos nem de perto satisfazer a nossa relação saudável com a luz. Com um
Do ponto de vista humano, onde exista um interruptor deverá existir um SCR. Um SCR pode ir de um sistema complexo e sofisticado que gere na íntegra um edifico de escritórios, um complexo industrial, um estádio de futebol até, um simples aparelho, um “dimmer”, que substitui directamente o interruptor na parede da nossa sala.
Na nossa sala somos exigentes com o nosso sistema de som, regulamos a intensidade, os graves, os agudos, e mesmo mais, em sistemas mais sofisticados. Na nossa casa regulamos a temperatura do ar. Mas em quase todas as nossas casas não regulamos a luz, ligamos ou desligamos, como Edison fazia há mais de cem anos. No nosso local de trabalho a importância da luz na produtividade e na saúde da nossa visão vai além do que muitos de nós conhecemos. Um SCR adapta a iluminação a situações que maximizam os benefícios. Do ponto de vista energético, um SCR maximiza a poupança do consumo de luz. Um menor consumo de luz implica menor produção de calor, o que significa um sistema de avac menos potente, reforçando assim a importância destes sistemas nos dias que correm.
PORQUÊ APLICAR Um SCR é tão mais eficaz do ponto de vista energético quanto mais intensiva seja a utilização do sistema de iluminação. Num extremo, uma dependência de nossa casa que