ITED
revista técnico-profissional
121
o electricista Manuel Teixeira e Paulo Peixoto Formadores da ATEC - Academia de Formação
ficha técnica n.º 5
{REDES INDIVIDUAIS DE CABOS COAXIAIS}
REDES E NÍVEIS DE QUALIDADE DA CABLAGEM Como já abordamos na ficha técnica n.º 1, e resultado do DL 59/2000 torna-se preponderante que os diferentes edifícios respeitem normas específicas adaptadas às suas necessidades. Como tal encontra-se na tabela representada de seguida os diferentes edifícios com o nível de qualidade adequado, bem como a cablagem a instalar.
As interligações e o correcto dimensionamento dos TAP de Cliente (TC) vão permitir a individualização das tomadas, ou seja, a distribuição de sinal de vários acessos por diferentes tomadas. Por outro lado todas as tomadas de cliente podem ser interligadas entre si, nos TC, permitindo distribuir um único sinal por todas as tomadas.
Figura 1 . Cabo Coaxial em corte longitudinal. Tabela 1 . Níveis de qualidade da cablagem a instalar segundo a tipologia do edifício (adaptado do Manual ITED - 1.º edição, página 10).
Os níveis de qualidade NQ2, referentes a cabos coaxiais, apresentam a designação NQ2a e NQ2b dependentes das frequências de trabalho, assim:
A rede individual de cabos coaxiais segue uma distribuição em estrela a partir dos TC no ATI, realizada em cabo RG59, RG6 ou RG7 e deve ter em conta as atenuações referidas na tabela 2 e na tabela 3, de modo a garantir os níveis de sinal referidos na tabela 4.
NQ2a - FREQUÊNCIA DE TRABALHO ATÉ 1000 MHz FREQUÊNCIAS PILOTO DE ENSAIO: 85 MHz + 750 MHz
NQ2b - FREQUÊNCIA DE TRABALHO ATÉ 2150 MHz FREQUÊNCIAS PILOTO DE ENSAIO: 85 MHz + 750 MHz + 1000 MHz + 2150 MHz
REDE INDIVIDUAL DE CABOS COAXIAIS
Tabela 2 . Atenuações típicas dos cabos coaxiais utilizados na distribuição de
A cablagem usada na rede de cabos coaxiais, utilizada para a recepção de sinais MATV, SMATV e CATV, deverá apresentar as seguintes características fundamentais: › Impedância característica de 75 : › Cobertura da malha de blindagem não inferior a 70% da superfície do dieléctrico › Flexíveis › Frequências de trabalho até 1GHz (para sinais do NQ 2a) › Frequências de trabalho até 2150MHz (para sinais do NQ 2b)
sinais até 1 GHz (adaptado do Manual ITED - 1.º edição, página 36).
A sua constituição é apresentada na figura 1. Em qualquer edifício, a rede individual de cabos coaxiais é normalmente constituída por 1 sistema de cabo coaxial, adequado a frequências até 1 GHz.
Tabela 3 . Atenuações típicas dos cabos coaxiais utilizados na distribuição de sinais até 2150 GHz (adaptado do Manual ITED - 1.º edição, página 37).