TABELA COMPARATIVA
revista técnico-profissional
130
o electricista Miguel Ferraz
aparafusadoras Num mundo cada vez mais competitivo e exigente ter ferramentas capazes de efectuar o trabalho com o máximo da eficiência pode tornar-se numa vantagem competitiva em relação aos demais concorrentes. Não fugindo à regra, os instaladores electrotécnicos são cada vez mais exigentes com as ferramentas eléctricas e manuais que escolhem para executar os seus trabalhos.
Por exemplo, a colocação e a remoção de parafusos em diferentes superfícies tornou-se muito mais fácil e precisa, devidas às aparafusadoras. Existem cada vez mais soluções diferentes no mercado, com característicase específicas e determinantes na escolha de um equipamento, destinado a uma tarefa específica.
São várias as características que devemos ter em conta aquando da escolha de uma aparafusadora. Destacamos a potência útil, cujo valor a escolher depende das tarefas a desempenhar pelo equipamento. Outra característica importante na escolha do equipamento é o seu binário porque as variações de nível de binário permitem um melhor controlo na hora de aparafusar e desaparafusar. A velocidade em vazio é também uma característica importante na altura de escolher este aparelho e finalmente, a bateria da aparafusadora é cada vez mais um factor de diferenciação, devido à autonomia que a mesma proporciona e ao seu peso, que acaba por ser relevante no conjunto. Desta forma a revista “o electricista” decidiu incluir neste número uma tabela comparativa de aparafusadoras, uma das ferramentas mais utilizadas pelos instaladores electrotécnicos. Esta tabela comparativa pretende ser uma forma fácil e eficiente de consultar as características mais relevantes na escolha de uma aparafusadora, proporcionando aos nossos leitores, uma visão imparcial dos produtos existentes no mercado.