ARTIGO TÉCNICO
revista técnico-profissional
123
o electricista
ARTIGO TÉCNICO
Eng. José Mota CLIMAR - Indústria de Iluminação S.A.
boas práticas de racionalização de energia A iluminação representa actualmente uma boa parte do consumo em energia eléctrica, sendo o sector terciário responsável por uma parcela importante deste consumo. A iluminação fluorescente é a mais utilizada no sector terciário e é também aquela onde existe uma maior procura e por isso maior estímulo ao investimento em investigação e desenvolvimento. Estas diferentes tecnologias têm sempre como principal objectivo a diminuição dos custos com a iluminação, desenvolvendo lâmpadas que simultaneamente dêem mais luz, consumam menos e durem mais (diminuir custos de exploração). Uma iluminação eficiente proporciona elevadas reduções na carga total da iluminação, embora estas reduções variem em função das tecnologias aí aplicadas. É uma questão de economia, de poupança que é vantajosa tanto para os consumidores, como para produtores de energia pois poderão satisfazer um maior número de clientes sem investir em infra-estruturas adicionais de produção.
1› BOAS PRÁTICAS PARA A RACIONALIZAÇÃO ENERGÉTICA É nossa intenção apresentar "as boas práticas" para uma boa solução de iluminação em determinado espaço segundo o ponto de vista da eficiência energética. Assim, para obtermos uma utilização racional de energia em iluminação devemos ter em conta os seguintes pontos: 1› Concepção dos espaços a Iluminar (uso da iluminação natural); 2› Concepção dos circuitos de iluminação; 3› Operação e gestão dos Sistemas de iluminação; 4› Tecnologias eficientes;
5› Controlo automático (sistemas de controlo); 6› Manutenção;
1.1› Concepção dos espaços a Iluminar A preocupação com a obtenção de uma iluminação eficiente começa logo na fase de arquitectura, realçando aspectos como a maximização do uso da luz natural, adequação dos vários espaços do edifício de acordo com o tipo de utilização prevista e respectiva localização espacial. Por exemplo, não é o mais correcto projectar uma sala totalmente envidraçada quando esta se destina a utilização como sala de projecções (auditório). Outra das preocupações a ter na fase da concepção dos espaços é a utilização de revestimentos com coeficientes de reflexão adequados, desta forma poderemos reduzir a potência lumínica instalada.
Difícil aproveitamento da luz natural
Possível aproveitamento da luz natural