Da antena à tomada com qualidade

Page 1

ARTIGO TÉCNICO

revista técnico-profissional

121

o electricista Luís Peixoto Director Técnico - Televés Electrónica Portuguesa

da antena à tomada com qualidade Para os sinais de radiofusão sonora e televisiva chegarem à tomada do cliente com bons níveis de qualidade, é necessário que a montante existam várias etapas constituídas por elementos passivos e activos que cumpram determinados requisitos para garantir uma boa recepção, tratamento/processamento e distribuição dos sinais de radiofusão. ANTENAS As antenas constituem a primeira etapa do sistema e são responsáveis pela captação dos sinais. A escolha correcta das antenas é fundamental na obtenção de uma boa recepção dos sinais. É de salientar que de acordo com o manual ITED, os sistemas de MATV (Master Antenna Television), TV e FM, para os edifícios de quatro ou mais fracções autónomas, são de instalação obrigatória, garantindo-se o livre acesso aos sinais de radiodifusão sonora e televisiva, actuais e futuras. A difusão dos sinais de rádio frequência obedece a determinadas normas que no caso europeu segue a distribuição de canais da CCIR. As antenas que se utilizem para recepção dos 4 canais nacionais não são obrigatoriamente as mesmas para todo o país. Existem antenas ajustadas para as várias bandas de frequência. Por exemplo, uma antena multicanal da gama VHF apenas recebe os canais da banda três (BIII). Esta antena não serve para receber a RTP1 na zona da Lousã, pois este canal de televisão é difundido no canal 3 da norma CCIR. A antena correcta será uma de banda I.

estrutura e por outro a durabilidade da mesma, sendo neste sentido garantia de uma instalação segura e funcional durante vários anos.

Antena UHF

As antenas DAT (Digital Antena Terrestre) cobrem toda a banda do UHF (21-69) e a caixa de ligações totalmente blindada, optimiza-a para a recepção dos sinais digitais terrestres. Opcionalmente, o dipolo convencional pode ser substituído pelo MRD (Margin Rising Device) cuja principal função é aumentar a relação C/N do sinal, permitindo a recepção de sinais TV em áreas de escassa cobertura, graças à eliminação do ruído impulsivo.

Numa instalação colectiva e sobretudo desde de Janeiro de 2005 em que o instalador mais do que nunca é responsabilizado pelo trabalho executado deverá ser cuidado do técnico minimizar ao máximo as reclamações decorrentes de uma instalação e assim todo o cuidado é pouco quando se define e instala um sistema de recepção colectivo para ondas hertzianas - Canais Terrestres.

O comportamento mecânico das antenas é outro factor a ter em conta, pois as condições climatéricas variam de zona para zona. As antenas deverão ser em alumínio, possuindo parafusos em aço inox e garras indeformáveis e robustas. O alumínio garante por um lado a leveza da

PRÉ-AMPLIFICAÇÃO Ter areia ou grão na imagem é sinónimo de défice no nível de sinal de televisão modulado em AM, como são os sinais de TV Terrestre analógica. Se o referido défice surge imediatamente na saída da


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.