Câmaras de CCTV

Page 1

TABELA COMPARATIVA

revista técnico-profissional

o electricista

114

Miguel Ferraz

câmaras de CCTV A segurança das pessoas e dos bens tornou-se hoje uma das grandes prioridades da nossa sociedade. O clima de insegurança que se tem instalado em todo o mundo fomentou o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas tecnologias e soluções para garantir uma maior segurança.

capturados do ambiente através da lente e do sensor de imagem CCD. Essa imagem capturada é então processada e transmitida para o sistema de controlo.

Lente (mm)

Câmara Saída BNC

Lente Fixa / Manual / Automática / Zoom

Sensor CCD

Processamento de Video

Fonte de Alimentação

Diagrama de blocos do esquema interno de uma câmara

Algumas das características mais importantes das câmaras de CCTV:

A sociedade, cada vez mais, tende a procurar a segurança e hoje qualquer espaço ou edifício cumpre rígidas medidas de segurança tentando dessa forma minimizar o risco de ocorrência de qualquer evento que possa perturbar o normal funcionamento do dito espaço. A proliferação dos Circuitos Fechados de Televisão na supervisão, controlo e acesso de espaços, modificou a forma de abordar a temática da segurança pois permite uma resposta mais adequada a todas as situações, tornando assim mais eficazes os sistemas de segurança. Os Circuitos Fechados de Televisão são sistemas de televisão que distribuem os sinais provenientes de câmaras de vídeo situadas em locais estratégicos, para um ou mais pontos de visualização. Nos circuitos fechados de televisão as câmaras de vídeo assumem o papel principal, tornando a análise das situações mais exacta e rápida. Desta forma a escolha das câmaras de vídeo para os circuitos fechados de televisão é uma decisão que deve ser ponderada e tecnicamente correcta. As câmaras são equipamentos destinados a converter níveis de iluminação e cor em sinais eléctricos, seguindo certos padrões. Todas as câmaras possuem elementos (sensores) os quais são atingidos pela luz. Todo o sistema de visualização tem como ponto de início a câmara. A câmara cria a imagem através dos níveis de iluminação,

› Sensor de Imagem – Dispositivo de captação da imagem da câmera, normalmente CCD, porém existem algumas variações conforme o fabricante. CCD (Charged Coupled Device) é o dispositivo responsável pela conversão das imagens visuais em sinais eléctricos. Ele é composto por milhares de elementos sensíveis à luz. Desta forma, a imagem formada sobre o CCD é dividida em vários elementos de imagem, chamados de “pixel”. O CCD funciona como um filme de uma máquina fotográfica, capturando imagem, com a diferença de poder ser lido, apagado e usado novamente. › Resolução – É a característica que irá definir a qualidade da imagem de uma câmara. Quanto maior o número de linhas melhor a qualidade da imagem gerada. › Iluminação Mínima – É o nível de iluminação mínimo para uma imagem aceitável. Quanto menor o lux melhor será a imagem em condições de baixa iluminação e mais sensível será a câmera. › Shutter Speed - Shutter Speed é a velocidade de leitura dos pixels. Em muitas câmeras pode ser ajustado de forma a compensar uma variação na iluminação da cena, também chamada íris electrónica melhora a imagem em câmaras com lentes com íris fixa ou ajustável. Não deve ser habilitada com lentes auto-íris. O controlo de velocidade do obturador (Shutter control) permite à câmara captar cenas com movimentos rápidos. Devido às inúmeras variáveis que influenciam a escolha das câmaras de CCTV, a revista “o electricista” decidiu elaborar esta tabela comparativa de forma a permitir aos nossos leitores uma escolha mais criteriosa das câmaras de CCTV.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.