TABELA COMPARATIVA
revista técnico-profissional
o electricista
106
Clara Pinto Eng.ª de Materiais . MRA Instrumentação
a termografia infravermelha
{UTILIZAÇÃO NA MANUTENÇÃO PREVENTIVA}
Dentro das técnicas de manutenção preventiva, uma das variáveis mais utilizadas para determinar o estado de uma instalação é a temperatura, especialmente no caso em que a temperatura esta associada directamente a defeitos ocultos à vista humana, como por exemplo o aumento da resistência ou corrente em instalações eléctricas, a existência de fricção em dispositivos mecânicos ou problemas de isolamento em instalações energéticas. Nestas situações, a termografia infravermelha é uma ferramenta insubstituível durante a fase de inspecção, não só pelas suas características de medida de temperatura sem contacto, como a obtenção de imagens que mostram directamente o aspecto dimensional dos defeitos encontrados. A termografia infravermelha consiste na formação de imagens geradas a partir da captação da radiação electromagnética de origem térmica, usada como variável termométrica, permitindo a obtenção de imagens que representam, a cores ou em escala de cinzentos, a distribuição térmica superficial dos objectos observados. A medida é realizada à distância, e não necessita de tempo de estabilização, facultando a obtenção de imagens térmicas de superfícies completas em tempo real, sendo possível o estudo de transitório e distribuições de temperatura espaciais e temporais.
PRINCIPIOS BÁSICOS A relação entre a temperatura superficial de um corpo e a radiação emitida está definida pelas leis de Plank Stefan-Boltzmann. A lei de Planck estabelece a distribuição espectral de energia a distintas temperaturas. A sua representação gráfica se pode observar na figura seguinte. Como se pode observar, a maior parte da radiação, Às temperaturas habituais existentes à superfície da terra, se produz na região do espectro, compreendida entre 1μm e14μm, na zona conhecida como infravermelho médio.
W = σ ε T4 onde:
A lei de Stefan-Boltzmann estabelece a proporcionalidade entre a radiação total emitida e a temperatura superficial do objecto real observado. A sua expressão matemática simplificada é:
W = Radiação total emitida (W/m2) σ = Constante de Stefan-Boltzmann (5.67x10-8 W/m2K4) ε = Emissividade do corpo real (0<ε<1) T = Temperatura absoluta do corpo (K)