ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL
revista técnico-profissional
78
o electricista JDES – Material Eléctrico e de Segurança, Lda.
JDES
{GAMA DE DESCARREGADORES TIPO 2 V-CHECK MR}
A gama de descarregadores V-CHECK MR está especialmente desenhada para oferecer uma protecção completa e eficaz contra as sobretensões transitórias e permanentes que se produzem na rede eléctrica. Caso se produza uma sobretensão, o protector evita que os equipamentos ligados à rede eléctrica se danifiquem. O protector é composto por um módulo de controlo e um magnetotérmico com religação automática, estando desenhado para ser instalado em topologia de rede eléctrica em regime TT. › Princípio de funcionamento do protector na protecção contra sobretensões permanentes A gama V-CHECK MR protege os equipamentos contra as sobretensões permanentes, provocadas pelo aumento da tensão na rede (por exemplo a falha do neutro). Quando a tensão da rede eléctrica, (linhaneutro) supera a tensão de actuação (255V d Ua d 265V) o módulo de controlo actua sobre o disjuntor magnetotérmico com religação automática, deixando sem fornecimento os equipamentos ligados à rede. Quando a sobretensão permanente termina, o interruptor magnetotérmico rearma-se e alimenta novamente os equipamentos ligados à rede.
› Princípio de funcionamento do protector na protecção contra sobretensões transitórias Caso se produza uma sobretensão transitória, em geral de origem atmosférica ou por comutações na rede eléctrica, o protector o protector evita que os dispositivos ligados sofram uma deterioração ou a sua destruição imediata.
Os protectores V-CHECK MR incluem um desligador dinâmico que separa o elemento de protecção contra sobretensões transitórias na rede quando esta deixa de ser efectivo, desta forma fica desligado da rede eléctrica e os equipamentos ligados a ela continuam a receber alimentação eléctrica, apesar de a protecção contra sobretensões transitórias já não estar a funcionar. O desligador actua também sobre a indicação visual de falha, então quando o protector deixa de funcionar o sinalizador indica a cor vermelha e deve-se substituir o protector.
› Princípio de funcionamento do Disjuntor Magnetotérmico com Religação automática O magnetotérmico com religação automática funciona como elemento de corte controlado pela presença ou não de sobretensões permanentes. Contra disparos por sobreintensidade e em desligações manuais, trabalha como um magnetotérmico normal, nestes casos não actua com a religação automática.
com religação automática tem três posições dependendo da condição de disparo. Os tempos de actuação são progressivos, inferiores ou iguais a 3,5 seg. para 265 V e 1 seg. para 400 V, podendo prevenir as consequências de uma falha do neutro com cargas desequilibradas. A sua tensão nominal é de 230 V~ +/-10 %, sendo a sua sobretensão máxima de 400V~ e a sua frequência é de 50Hz. Este gama de protectores Tipo 2 tem uma intensidade nominal de descarga de 3 kA e uma intensidade máxima de 15 kA, sendo a corrente de curto-circuito de 10 kA para uma frequência de 50 Hz e um poder de corte do disjuntor é de 10 kA para uma frequência de 50 Hz. A corrente nominal do disjunto pode variar entre 6 e 40 A em curva C.
Para mais informações JDES – MAT. ELÉCTRICO E DE SEGURANÇA, LDA. Tel.: +351 263 852 107 / 8 | Fax: +351 263 852 109 jdes@mail.telepac.pt | www.jdes.com.pt
O mecanismo do disjuntor magnetotérmico