ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL
revista técnico-profissional
o electricista
76
ABB, S.A.
sensores de proximidade sem fios
{ABB - WISA: WIRELESS INTERFACE FOR SENSORS AND ACTUATORS}
Um dos grandes problemas numa linha de fabrico ou cela de produção é a extensa e numerosa cablagem que envolve os sistemas de detecção, nomeadamente sensores de proximidade, obrigando à instalação de calhas móveis ou fixas contendo grande densidade de fios, que devido às interacções mecânicas intensas originam muitos pontos de defeito e avaria. Mais pertinente, este problema coloca-se quando ocorrem frequentes mudanças de produção, obrigando à recolocação dos sensores e respectivos cabos, consumindo tempo e mão-de-obra e não resolvendo, muitas vezes, problemas surgidos na nova reconfiguração.
propriamente dito e o sistema de controlo. Um campo magnético é gerado por duas fontes de alimentação ligadas a dois enrolamentos que envolvem a cela onde se situam os detectores, energizando-os desta forma e permitindo a rádio-comunicação destes com o sistema central informando quando estão actuados ou não.
Confrontada com esta situação, em particular em celas de robôs onde os movimentos mecânicos atingem cadências elevadas, a ABB desenvolveu o sistema WISA que compreende sensores de proximidade sem fios e emissores/receptores de campo de detecção/energia.
DESCRIÇÃO Os sensores de proximidade funcionam segundo o princípio da indução magnética. Em contraste com os sensores convencionais por fio, estes não requerem qualquer conexão física entre o detector
Sensor WISA
Antenas receptoras e módulo de entradas
Fonte de alimentação e enrolamento primário
DESIGN O sistema WISA compõe-se das cabeças detectoras espalhadas na cela de trabalho, que integram um módulo de comunicação que recebe a energia através do campo magnético gerado. A comunicação com o módulo de processamento/entradas processa-se de acordo com o standard ETS300328 na banda dos 2.4 GHz. Cada módulo de entradas poderá processar informação de um limite máximo de 120