ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL
revista técnico-profissional
70
o electricista Deodato Vicente Weidmüller, Sistemas de Interface, S.A.
VARITECTOR
{PROTECÇÃO DE SOBRETENSÕES PARA A INSTRUMENTAÇÃO, CONTROLO E CIRCUITOS DE AUTOMAÇÃO}
Com o VARITECTOR SPC e SSC, a Weidmüller oferece uma nova gama de dispositivos de protecção contra sobretensões para a tecnologia C&I. Na tecnologia de controlo e instrumentação (C&I) é necessário proteger os interfaces, contra as sobretensões. As sobretensões podem danificar ou destruir as transmissões de sinais de entrada. Os utilizadores devem ter a certeza de que os dispositivos C&I, nas suas regiões envolventes, estão protegidos. VARITECTOR SPC – PROTECÇÃO PRÁTICA CONTRA SOBRETENSÕES Existem três funções em apenas 17.8 mm de espaço do VARITECTOR SPC: protecção de até quatro sinais binários ou dois sinais análogos, visualização e sinalização remota. Graças ao seu prático descarregador de sobretensões, a protecção contra sobretensões pode ser removida confortavelmente sem ter de retirar a cablagem. Adicionalmente, o dispositivo pode ser facilmente verificado ao usar a unidade V-test. Para detectar erros e mensagens com erro, tal como para monitorizar a instrumentação, controlo e circuitos de automação, a Weidmüller desenvolveu o VARITECTOR SPC, uma nova família de dispositivos de protecção contra sobretensões. O VARITECTOR SPC, a protecção prática contra sobretensões, caracteriza-se pelas suas elevadas funções de protecção com as suas compactas dimensões. Com o módulo R do VARITECTOR SPC, a detecção de erros e mensagens com erro são realizadas através de uma monitorização interna. Mais de dez módulos de protecção contra sobretensões podem ser combinadas para transmitir uma mensagem para a unidade de avaliação VARITECTOR SPC – Unida-
de de Controlo. A vantagem de todos os módulos do VARITECTOR SPC reside, no facto, de terem sido desenhados para serem removidos, ou trocados os módulos impedância – neutro durante a execução da operação – sem interromper o circuito de medição.
Figura 1 . VARITECTOR SPC.
A unidade V-TEST é utilizada para testar a função do VARITECTOR SPC. Desta forma assegura que os intervalos de manutenção sejam facilmente respeitados, os quais são requeridos pela norma IEC 62305. Para os quatro sinais binários ou dois sinais análogos, apenas são necessários 17.8 mm de espaço. A ligação fiável do descarregador
PE não permite a descarga de correntes de impulso acima dos 20 kA (8/20 μs) e 2.5 kA (10 / 350 μs), através da “massa” da calha de montagem.
VARITECTOR SSC - LARGURA DE 6 MM NUM BORNE COM FORMATO COMPACTO A vantagem de todos os produtos do VARITECTOR SSC reside nas dimensões compactas do borne, que combina as funções de ligação e de protecção. Esta linha de produtos oferece uma vasta gama de alta qualidade no que diz respeito a circuitos electrónicos para circuitos binários e analógicos, assim como produtos com componentes integrados – uma solução adequada para qualquer aplicação. O descarregador PE é ligado sem nenhuma chave, bastando fixá-lo na calha de montagem. A família de dispositivos de protecção contra sobretensões VARITECTOR SSC para os circuitos C&I foi desenvolvida com as dimensões compactas do borne. Tem apenas 6.2 mm de largura. O facto do seu design ser semelhante aos bornes de blocos modulares tem muitas vantagens para o utilizador.