REDES ENERGÉTICAS NACIONAIS 4
REN, uma empresa ao serviço do País
A REN AO SERVIÇO DA ENERGIA As empresas do Grupo REN detêm, em regime de serviço público, as concessões das Redes Nacionais de Transporte de Electricidade e de Gás Natural, infra-estruturas fundamentais para a prossecução da política energética do País. A missão do Grupo REN é garantir o fornecimento ininterrupto de electricidade e gás natural, ao menor custo, satisfazendo critérios de qualidade e de segurança mantendo o equilíbrio entre a oferta e a procura em tempo real, assegurando os interesses legítimos dos intervenientes no mercado e conjugando as missões de operador de sistema e de operador de rede que lhe estão cometidas. Na sua acção, a REN assegura a monitorização dos sistemas eléctrico e gasista nacionais, o planeamento, gestão de projectos, construção, operação e manutenção das redes e ainda a gestão comercial, regendo-se sempre pelos valores de garantia de abastecimento, imparcialidade, eficiência e sustentabilidade.
42% de quadros superiores e médios e de 45% de técnicos altamente qualificados e qualificados. Este capital humano altamente qualificado é o garante dos elevados índices de desempenho nos domínios tecnológico, ambiental e da qualidade de serviço. Com um investimento anual regular de quase 300 milhões de euros ao serviço da política energética nacional, a REN é também um forte indutor da economia, junto dos seus mais de 300 fornecedores regulares, assegurando permanentemente, só na sua actividade de construção, mais de 1000 postos de trabalho directos em obras espalhadas por todo o País.
A REN AO SERVIÇO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA No desenvolvimento das suas actividades, a REN tem um forte entrosamento com a sociedade em geral, nomeadamente com o tecido empresarial e com as universidades e centros de investigação. O papel indutor e promotor de inovação tecnológica do Grupo REN é suportado numa política de sustentabilidade onde os pilares económico, ambiental e social são tratados em equilíbrio. Destacamos aqui, entre outras, algumas referências da REN na perspectiva da Inovação e Tecnologia.
Nos últimos anos, a REN tem centrado uma parte importante do seu esforço para se concretizar os ambiciosos objectivos nacionais em energias renováveis, em particular de eólica, de que Portugal é um dos países com mais produção, ultrapassando já os 10% de energia produzida.
A REN AO SERVIÇO DA ECONOMIA O Grupo REN possui um perfil tecnológico elevado. O conjunto dos seus cerca de 800 colaboradores tem uma composição de
• Inovação no âmbito dos equipamentos e sistemas - Instalação dos primeiros autotransformadores desfasadores existentes em Portugal e desenvolvidos pela EFACEC (450 MVA) - Promoção e instalação dos primeiros transformadores de fases dissociadas, concebidos pela EFACEC. - Promoção do desenvolvimento e instalação de novas soluções de condicionamento acústico de grandes transformadores, através do seu encapsulamento. - Participação como parceiro no projecto INTEGRA, com a EFACEC, as Universidades do Porto e do Minho para o desenvolvimento de um sistema integrado de Protecção e Automação de subestações. - Estímulo e desenvolvimento em primeiro lugar na península ibérica, a utilização de técnicas aéreas de aquisição de dados por varrimento laser. • Cooperação com a Universidade - Avaliação ambiental do Plano de Investimentos – Trabalho pioneiro realizado por uma equipa pluridisciplinar liderada pelo IST.