O projecto Europeu "Wind on the Grid"

Page 1

REDES ENERGÉTICAS NACIONAIS 4

O Projecto Europeu “Wind on the Gridâ€? por Rui Pestana, JosĂŠ OsĂłrio, Matos Fernandes

TambĂŠm designado abreviadamente por WindGrid, este projecto ambiciona conceber, desenvolver e validar dispositivos e ferramentas capazes de reforçar a capacidade de integração de produção de energia elĂŠctrica, a partir da eĂłlica, nas redes elĂŠctricas em geral. É conhecida a importância de que se reveste esta produção com base na eĂłlica, dado o desenvolvimento tecnolĂłgico de que tem vindo a beneficiar. Trata-se de um grande contribuinte para as metas cada vez mais amplas de penetração da energia renovĂĄvel que por todo o globo se vĂŁo estabelecendo com o objectivo de dotar os sistemas energĂŠticos de capacidade de resistir Ă s pressĂľes que as dificuldades de abastecimento e a ameaça climĂĄtica vĂŁo impondo. HĂĄ, contudo, alguns problemas cuja importância aumenta com as elevadas penetraçþes de produção eĂłlica nos sistemas elĂŠctricos: - a elevada variabilidade do vento que, tanto na sua ausĂŞncia, como a baixas velocidades, nĂŁo produz; - a forte rentabilidade dos projectos implantados em locais mais ventosos, bem como a necessidade de afastamento dos parques eĂłlicos das zonas habitadas, para se evitar os efeitos da poluição sonora provocada pelos aerogeradores, sobretudo os mais potentes, distanciam-nos dos consumos elĂŠctricos mais intensos; - a tendĂŞncia para estes geradores se desligarem face a perturbaçþes da rede, o que por um lado a priva do seu apoio para enfrentar as perturbaçþes, e por outro pode mesmo agravar a situação por frequentemente lhes ser permitido funcionar, sem necessidade de coordenar as manobras, com o(s) respectivo(s) operador(es) de rede. Este Ăşltimo aspecto tem tido como consequĂŞncia cavas de tensĂŁo mais gravosas, ou o agravamento de ocorrĂŞncias de CONSĂ“RCIO DE EMPRESAS PARTICIPANTES Para alĂŠm da Rede ElĂŠctrica Nacional, S.A. (PORTUGAL), na qualidade de concessionĂĄria e operador da Rede Nacional de Transporte de energia elĂŠctrica, integram o consĂłrcio: f 5HG (OšFWULFD GH (VSDĂ D (VSDQKD

f (QHUFRQ *P%+ $OHPDQKD

f ,QVWLWXW IĂŠU 6RODUH (QHUJLHYHUVRUJXQJVWHFKQLN $OHPDQKD

f :LQGHQHUJLH V U R 5HSÇEOLFD &KHFD f ,EHUGUROD (QHUJ½DV 5HQRYDEOHV (VSDQKD f 'HORLWWH 6 / (VSDQKD f (GLVRQ (QHUJLH 6SHFLDOL 6 S $ ,W²OLD f .RURQD 3RZHU (QJLQHHULQJ G G (VORYšQLD f *DPHVD :LQG (QJLQHHULQJ 'LQDPDUFD

sobre-frequência, como se observou durante o incidente de âmbito europeu que atingiu o sistema da UCTE a 4 de Novembro de 2006. O avanço na abordagem destas questþes exige um bom entrosamento entre a vertente tecnológica e a do enquadramento regulamentar. O projecto busca a definição dum quadro amplo e abrangente que permita um melhor entendimento entre os operadores das redes elÊctricas, nomeadamente das redes de transporte, e os promotores dos projectos eólicos, com o objectivo principal de melhor equipar o planeamento, o controlo e a operação dos sistemas elÊctricos para a cada vez mais elevada penetração da produção eólica que vem sendo requerida. Foi assim que nele se associaram e estão empenhadas algumas das mais importantes empresas do sector elÊctrico europeu, sendo de relevar o apoio da Direcção Geral de Transportes e Energia (DGTREN) da Comissão Europeia e o financiamento que lhe foi dispensado ao abrigo do 6º Programa-Quadro da União Europeia.

FLUXOGRAMA DAS TAREFAS PRINCIPAIS A DESENVOLVER Constam do diagrama abaixo as relaçþes entre os principais workpackages (WPs). Um conceito inovador principal emerge no cerne desse diagrama: o agregado de parques eólicos (Wind Farm Cluster). Trata-se de orientar o comando e o controlo (despacho) da produção eólica por instruçþes de despacho que o operador do sistema (OS) enviarå a esses agregados, a partir dum software de apoio às suas decisþes. Estas instruçþes serão recebidas em centros de condução de parques eólicos (PEs) como os que jå existem em funcionamento no sistema elÊctrico espanhol (entre outros) e estão em construção e em vias de entrar em serviço em Portugal actualmente.

:3 *ULG :LQG 0DQDJHPHQW

:3 6LPXODWLRQ )LHOG HYDOXDWLRQ

:LQG IDUP FOXVWHU V\VWHP

5HJXODWRU\ VLPXODWLRQ WRRO

9HULILFDWLRQ RI :LQG IDUP FOXVWHU V\VWHP LQ D VLPXODWLRQ HQYLURQPHQW DQG UHDO HQYLURQPHQW

:3 6\VWHP VHFXULW\ 6\VWHP VHFXULW\ ,7 WRROV (YDOXDWLRQ WKH :LQG IDUP FOXVWHU V\VWHP LQ D WUDQVPLVVLRQ HQYLURQPHQW

7HFKQRORJLFDO LPSOHPHQWDWLRQ SODQ DQG &RPPHUFLDO SODQ

Relaçþes entre os principais work-packages.

5HFRPPHQGDWLRQ WR WKH (8 &RPPLVVLRQ


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.