Weidmüller: descarregadores de sobretensão para sistemas fotovoltaicos by weidmüller

Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

58

o electricista Weidmüller, Sistemas de Interface, S.A.

WEIDMÜLLER

{DESCARREGADORES DE SOBRETENSÃO PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS BY WEIDMÜLLER}

Caixas Plug and Play da Weidmüller para sistemas FV, descarregadores de Class II: protecção de picos para sistemas fotovoltaicos. As caixas para sistemas FV protegem investimentos e minimizam as falhas de equipamentos e de sistemas. Para garantir níveis elevados de disponibilidade dos inversores e dos componentes eléctricos usados em sistemas fotovoltaicos, é necessário protegê-los contra destruição por picos de sobretensão. O desenvolvimento das protecções adequadas é a única forma de prevenir falhas dos sistemas FV, e a consequente redução de retorno financeiro. Especificamente para sistemas fotovoltaicos, a Weidmüller disponibiliza o seu DST PU II, com bastantes provas dadas. Este equipamento de protecção de picos de Class II é fornecido integrado e ligado numa caixa IP65. Dependendo da versão das caixas para sistemas FV, estas protegem o inversor contra picos em circuitos DC ou AC. As caixas foram testadas num laboratório de alta tensão acreditado. Nos sistemas com mais de 10 kW devem ter instalada a correspondente protecção de sobretensão. Para facilitar a ligação de forma simples, as caixas Plug and Play estão equipadas com sistemas de ligação MC4, disponíveis no mercado. A gama de caixas para sistemas FV da Weidmüller inclui cinco versões: protecção DC para um ou dois strings; protecção AC/DC para um ou dois strings, bem como uma ‘caixa FV multi-conjuntos’ capaz de proteger oito strings. A Weidmüller pode também fornecer outras configurações, adequadas às necessidades dos seus clientes – incluindo ligações alternativas ao tipo MC4. Os investidores que gerem sistemas fotovoltaicos não pretendem apenas usar a energia do sol para consumo próprio, querem também ver o retorno pelo seu investimento; na pior das hipóteses, o sistema deve funcionar pelo menos durante o período necessário para recuperar o investimento. Para assegurar que os sistemas FV, com as suas montagens expostas e requisitos de superfície extensa, permaneçam funcionais a longo prazo, é necessário tomar medidas de protecção. Neste contexto, não são as descargas directas de raios que representam o maior potencial de risco, mas as descargas indirectas de

raios, as quais provocam picos de corrente elevada, e podem conduzir à paragem completa do sistema. Um conceito de protecção de sobretensão, pensado para proteger a dispendiosa tecnologia de sistema existente num sistema fotovoltaico, pode minimizar significativamente as avarias do equipamento. Estes são compostos, principalmente, por um dispositivo integrado de protecção, bem como descarregadores de sobretensão ligados em série nas extremidades DC e AC do inversor.

Figura 1 . A Weidmüller dispõe de uma extensa gama de soluções para sistemas FV Plug and Play, para protecção garantida de sistemas fotovoltaicos.

Para garantir que a instalação no local seja tão simples quanto possível, a Weidmüller oferece soluções prontas a instalar para proteger o lado DC e AC dos inversores. As caixas do tipo Plug and Play FV com pára-raios do tipo 2, reduzem os tempos de instalação tanto para o lado AC como DC. Equipadas com fichas MC4, têm a classificação


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.