revista técnico-profissional
FORMAÇÃO
o electricista
30 Manuel Teixeira e Paulo Peixoto
ficha prática n.º 8
{MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICA}
INTRODUÇÃO É grande, como se sabe, a variedade de máquinas eléctricas rotativas existentes actualmente na indústria, comércio e mesmo no utilizador doméstico. Com efeito, a diversidade de tarefas a executar, condições de utilização, características dos locais, tipo de corrente eléctrica e exigências económicas impõem, caso a caso, características específicas para cada máquina a utilizar. Deste modo, a escolha de uma máquina eléctrica para um dado local e função é feita criteriosamente, de modo a atender simultaneamente ao seu preço e às suas características técnicas, respondendo assim, o mais adequadamente possível, à situação existente. Ao longo dos próximos números serão abordados aspectos importantes referentes a este tipo de máquina de elevada aplicação na indústria actual.
TIPOS DE MÁQUINAS ROTATIVAS Para uma melhor compreensão e enquadramento deste tipo de máquinas inicia-se esta análise com a apresentação de um diagrama das diferentes máquinas e sua classificação. DÍNAMOS CORRENTE CONTÍNUA MOTORES MÁQUINAS ROTATIVAS ASSÍNCRONOS CORRENTE ALTERNADA
Deve-se, também, à maioria dos sistemas actuais de distribuição de energia eléctrica serem de corrente alternada. Comparando com o motor de corrente contínua, o motor de indução tem como vantagem a sua simplicidade, que se traduz em baixo custo e máxima eficácia com manutenção mínima. O rendimento é elevado para média e máxima carga, e pode-se assegurar um bom factor de potência com uma selecção correcta. O accionamento de máquinas e equipamentos mecânicos por motores eléctricos é um assunto de extraordinária importância económica. No campo de accionamentos industriais, avalia-se que de 70 a 80% da energia eléctrica consumida pelo conjunto de todas as indústrias seja transformada em energia mecânica através de motores eléctricos.
SÍNCRONOS Os tipos de motores em corrente alternada polifásicos existentes são:
CARACTERÍSTICAS DOS MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICA Os motores eléctricos são os mais usados pois combinam as vantagens da utilização da energia eléctrica com uma construção relativamente simples e grande adaptabilidade às mais diversas cargas. Por estes motivos, o motor de indução converteu-se no tipo de motor mais usado na indústria.
1› Motores de Indução › Gaiola. › Rotor Enrolado ou Bobinado. 2› Motores Síncronos › Histerese. › Relutância. › Íman permanente.
CHAPA DE CARACTERÍSTICAS Os motores eléctricos possuem uma placa identificativa, colocada pelo fabricante que, pelas normas, deve ser fixada num local bem visível. Para instalar adequadamente um motor, é imprescindível que o instalador saiba interpretar os dados de placa. Nome, modelo e dados do fabricante Informações do fabricante que permitam obter mais características sobre o motor.