PCB's: cuidados a ter com o transformador do posto de transformação

Page 1

ARTIGO TÉCNICO

revista técnico-profissional

22

o electricista António Gomes, Sérgio Ramos Instituto Superior de Engenharia do Porto

PCB’s

{CUIDADOS A TER COM O TRANSFORMADOR DO POSTO DE TRANSFORMAÇÃO}

1› INTRODUÇÃO O Policloreto de Bifenilo, também denominado por Policlorobifenelo, é em geral conhecido por PCB. O PCB é um composto químico que pode dar origem a diversos derivados, nomeadamente os PCB’s de elevada toxicidade e persistência ambiental.

em lubrificantes hidráulicos, em pesticidas (prolongando o seu tempo de vida), adesivos, tintas, papel químico e muitas outras aplicações. Estes compostos químicos foram sintetizados pela 1ª vez por G. Schultz e H. Schmidt em 1881.

Os PCB’s são misturas de um produto sintético com uma estrutura química similar. Os PCB’s podem variar entre líquidos, oleosos e waxy (sólidos semelhantes a uma cera). São um grupo de hidrocarbonetos aromáticos clorados (compostos químicos sintéticos, designados congéneres). São compostos químicos formados por cloro (Cl), carbono (C) e hidrogénio (H) e possuem um vasto leque de propriedades físico-químicas. Estas características fizeram dos PCB’s compostos ideais para a elaboração de uma ampla gama de produtos industriais e de consumo. Aproveitando as suas propriedades não inflamáveis, estabilidade química, elevado ponto de ebulição e isolamento eléctrico, os PCB’s são utilizados em centenas de aplicações industriais e comerciais, nomeadamente nas áreas da electricidade, transferência de calor bem como em equipamentos hidráulicos. Têm sido, igualmente, utilizados como plastificantes em tintas, plásticos e produtos de borracha, em pigmentos, em óleos de corte,

denominado de Yu-Cheng, em 1979, onde a população consumiu arroz contaminado por PCB’s. A seguir a este acidente observou-se que os pacientes apresentavam elevado índice de hipertensão ocular, pigmentação e erupções na pele e graves problemas ao nível do aparelho respiratório.

2› UTILIZAÇÃO DE PCB’s NA ELECTROTECNIA

Estima-se que mais de 3 milhões de toneladas de PCB’s foram fabricadas nos Estados Unidos da América antes do encerramento da sua produção em 1977. Cinco anos antes, em 1972, o Japão suspendeu a sua produção após um acidente, conhecido por Yusho, que vitimou milhares de pessoas (fonte: Revista Scientific American). De igual forma, os efeitos nocivos dos PCB’s também se apoiam num outro acidente ocorrido em Taiwan,

Este composto químico foi largamente utilizado na indústria electrotécnica, principalmente em transformadores, condensadores, motores eléctricos e electroímanes. Normalmente os transformadores a óleo bem como condensadores, relativamente antigos, possuem PCB’s. Com efeito, os PCB’s têm sido utilizados em transformadores e condensadores como fluidos dieléctricos. No entanto, depois de aplicados podem libertar-se para o ambiente, devido a práticas inadequadas de manuseamento e acidentes industriais, o que tem permitido, por vezes, encontrar grandes quantidades destes compostos, tóxicos para o Homem e animais em geral.

3› PCB’S: REALIDADE EM PORTUGAL Estima-se que pelo menos 378 toneladas de PCB continuam ainda em uso na nossa indústria. O seu uso é preocupante pois tra-


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.