Nota de abertura

Page 1

o electricista

revista técnico-profissional

NOTA DE ABERTURA 116

projecto nota de abertura Tem estado na ordem do dia a discussão e a tomada de decisões acerca da produção e utilização de energias de fontes ditas renováveis. Das Fontes de Energia Renováveis (FER), estão em plano de exploração a energia solar térmica e fotovoltaica, a energia eólica, a energia hídrica e a energia das ondas do mar. O DL n.º 68/2002 de 25 de Março, regulou os princípios da microprodução de electricidade para consumo próprio e eventual injecção na rede da produção excedentária, limitando-a à potência máxima de 150 kW. Saiu recentemente o Decreto-Lei n.º 363/2007 de 2 de Novembro, que regulamenta a produção e modo de ligação à rede de distribuição em Baixa Tensão. Os pressupostos consignados neste diploma entram em vigor em Fevereiro, data a partir da qual todos poderemos ser eventuais “microprodutores de energia eléctrica”, quer para consumo próprio, quer para injectar o excedente na rede de distribuição em Baixa Tensão. A potência de injecção máxima, foi fixada em metade da potência contratada ao distribuidor local. Iremos ter os nossos telhados, jardins, parques de estacionamento, garagens e muitos outros locais, “pejados” de painéis fotovoltaicos e geradores eólicos? A ver vamos, e o planeta agradece. O consultório técnico, de que publicamos neste número as questões e respectivas respostas, colocadas até ao momento, está activo através do e-mail consultoriotecnico@ixus.pt e também pelo sítio http://www.ixus.pt. As questões colocadas por e-mail serão sempre respondidas pela mesma via o mais rápido possível, antecipando a publicação na edição seguinte da revista “o electricista”, como agora acontece.

Josué Morais Director Técnico

A temática “Formação”, com temas ou assuntos que desejem ver analisados, continua também com via aberta para que possam colocar os assuntos que queiram ver tratados. A via mais indicada para contacto e colocação das sugestões temáticas será também o e-mail consultoriotecnico@ixus.pt. Neste número publica-se a resolução do exercício proposto na revista anterior e coloca-se outro cuja resolução será publicada na revista 23.

ARTIGO TÉCNICO iluminação com sistemas de fibra óptica 117 instalações de serviços de segurança previstas e impostas pelas RTIEBT 123 FICHA FORMATIVA DE ILUMINAÇÃO sistemas de iluminação eficiente: uma necessidade face ao RSECE 127 FORMAÇÃO 133 PUBLI-REPORTAGEM MM ENGENHARIA: “a nossa aposta reside no serviço e no apoio ao cliente” 137 CONSULTÓRIO ELECTROTÉCNICO 141 TABELA COMPARATIVA grupos electrogénios 143


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.