Formação: artigo técnico formativo n.º9

Page 1

FORMAÇÃO

revista técnico-profissional

167

o electricista Hilário Dias Nogueira (Eng.º) com o patrocínio de: IXUS, Formação e Consultadoria, Lda.

formação

{ARTIGO TÉCNICO FORMATIVO Nº. 9} Neste número, apresentamos a resolução do exercício colocado na revista anterior. Apresenta-se também novo exercício cuja resolução será incluída na revista 30.

RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO 9 Enunciado proposto na revista 28: Os recintos de espectáculo e divertimento público são pela sua natureza ambientes de grande risco em no caso de incêndio. As inspecções visuais devem ser de grande preocupação para os responsáveis pela execução destas instalações e na actividade de exploração as inspecções periódicas de particular importância para a segurança de pessoas e bens. Os técnicos que se ocupam destas inspecções devem ser qualificados e preparados adequadamente para este tipo de trabalho. Sugere-se que faça uma tabela resumida onde seja indicado os principais pontos de inspecção destas instalações, tanto no que concerne a ensaios visuais como a ensaios funcionais.

segurança tendo em vista dois aspectos fundamentais: › Não sejam fontes geradoras de incêndio › Não sejam elementos facilitadores da propagação de chamas gerados por outras causas. Verifica-se que os cabos eléctricos e de telecomunicações têm grande influência na propagação de incêndios. É por esta razão que se condiciona a selecção das canalizações de forma a obter um comportamento adequado a estes locais, tendo como base os aspectos que são focados no regulamento de segurança contra incêndios: › Baixa emissão de fumos e dos gases que se podem libertar durante o incêndio. › Não propagação do fogo › Resistência ao fogo NOTA: os cabos retardantes ao fogo classificam-se tendo como símbolo «frt» e possuem bainha exterior de cor verde. Com as mesmas características,

Recintos de espectáculos – são locais que de certo modo estão sujeitos a ocupação por elevado número de pessoas e têm de ser observados com um cuidado redobrado quanto a segurança destas, pois normalmente são de difícil evacuação e a ocorrência de um incêndio pode causar enormes danos a pessoas e materiais. Nestes locais as instalações eléctricas devem ser efectuadas com

Policloreto de vinilo instalações normais

mas também resistentes ao fogo classificam-se os cabos com o símbolo «frs» possuindo bainha exterior mas de cor laranja. (ver imagem abaixo)

Assim, para os locais com risco de incêndio sugere-se: › Inspecção Visual › Ensaios funcionais › Verificações periódicas

(VV) em Secção 512.2.4, Quadros Q51-A BD2; BD3 e BD4 – canalizações retardantes à propagação de chamas. BE2 – Retardante e não propagador de chamas.

Policloreto de vinilo (VV «frts») em instalações retardantes e resistentes ao fogo, instalações de segurança.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.