ARTIGO TÉCNICO
o electricista
revista técnico-profissional
143
ABB, S.A.
quadros eléctricos
{DEFINIÇÕES E NORMAS}
O quadro eléctrico consta de um conjunto de diversos aparelhos de protecção e manobra agrupados numa ou mais colunas adjacentes; este conjunto deve ser assemblado de forma apropriada, de forma a satisfazer os requisitos de segurança e cumprir as funções para as quais foi concebido. Um quadro eléctrico consiste num contentor – denominado envolvente pelas normas (tem uma função de suporte e protecção mecânica dos componentes que contém) – e da aparelhagem eléctrica constituída pelos aparelhos, as conexões internas e os bornes de entrada e de saída para a instalação.
as condições ambientais de serviço, os requisitos mecânicos e eléctricos, assim como também as disposições referentes às prestações dos quadros eléctricos. Por último, descrevem-se os ensaios de tipo e individuais, as formas de execução dos mesmos e os critérios de validação dos resultados.
A norma de referência é a IEC 60439-1 de 1990, cujo título é: “Quadros de baixa tensão e de controlo – Parte 1: Quadros de série e quadros derivados de série”, aprovada pela CENELEC com a sigla EN 60439-1. Os guias de cálculo suplementares são: › IEC 60890 “Método para a determinação por extrapolação do aquecimento dos quadros de baixa tensão derivados de série (QDS)”. › IEC 61117 “Método para a determinação por extrapolação da resistência aos esforços devidos aos curto-circuitos dos quadros de baixa tensão derivados de série (QDS)” › IEC 60865-1 “Correntes de curto-circuito – Cálculo dos efeitos – Parte 1: Definições e métodos de cálculo” A norma IEC 60439-1 estabelece os requisitos referentes ao fabrico de quadros eléctricos, à segurança e à possibilidade de manutenção dos mesmos. Nesta norma identificam-se as características nominais,
Os QS são realizações que procedem directamente de um protótipo que foi desenhado atentamente em todos os detalhes e submetido a ensaios tipo. Uma vez que os ensaios tipo são muito complexos, são quadros eléctricos desenhados por um fabricante com sólidas bases técnicas e financeiras. Os QS podem ser montados por um quadrista ou instalador genérico, no entanto devem ser seguidas estritamente as formas de execução indicadas pelo fabricante; admitem-se diferenças ao protótipo, somente se não forem modificadas as prestações do mesmo de forma determinante relativamente ao equipamento submetido a ensaios tipo.
A norma IEC 60439-1 distingue duas categorias de quadros eléctricos: QS (quadros de baixa tensão de série) e QDS (quadros de baixa tensão derivados de série). Por “quadros de baixa tensão de série” (QS) define-se um equipamento de acordo com um tipo ou um sistema construtivo pré-estabelecido; em todo o caso, sem diferenças que modifiquem de forma significativa as prestações em relação ao modelo ensaiado em conformidade com o disposto na norma.
Por “quadros de baixa tensão derivados de série” (QDS) define-se um quadro que se submete somente a uma parte dos ensaios de tipo. Alguns ensaios podem ser substituídos por extrapolações; isto é, cálculos baseados nos resultados práticos e obtidos em