A arte de projectar telecomunicações em edifícios

Page 1

o electricista

PROJECTO

revista técnico-profissional

102

projecto A ARTE DE PROJECTAR TELECOMUNICAÇÕES EM EDIFÍCIOS Arte - aplicação de conhecimentos racionais e dos meios especiais à realização de qualquer concepção. Projecto - proposta escrita onde se consigna o pensamento, em primeira redacção, de uma mesma norma ou providência qualquer. Edifício - o que resulta de um conjunto de planos ou de ideias. António de Morais Silva, Novo Dicionário Compacto da Língua Portuguesa

Em 1987, através do regulamento RITA, nasceu a possibilidade dos electricistas alargarem o seu âmbito de actividade com o projecto e instalação de telecomunicações em edifícios. Embora essa actividade estivesse aberta a outros profissionais, os electricistas foram a sua grande força impulsionadora. A extinção do projecto RITA, em 31 de Dezembro de 2004, e o estabelecimento definitivo do projecto ITED (Infra-estruturas de Telecomunicações em Edifícios) obrigou a um alargamento da responsabilidade de todos aqueles que se dedicam à arte de projectar. Passamos a explicar: o ITED concentra num único regulamento três tecnologias de transporte de informação; a saber, os cabos de pares de cobre, os cabos coaxiais e as fibras ópticas. Esta existência permite um acesso sem restrições a todos os tipos de redes públicas de telecomunicações, possibilitando a criação de redes próprias, sem ter de expandir as infra-estruturas existentes. Com isto, os serviços de telecomunicações fornecidos pelos operadores deixaram de estar limitados pelas cablagens obsoletas. Os serviços próprios dos edifícios podem, agora, utilizar de uma forma integrada a rede de telecomunicações proporcionada pelo ITED, conduzindo a uma racionalização de custos. Qual é, então, o limite para um projecto de telecomunicações? Segundo o projecto ITED, as prescrições são mínimas e a partir daí não existem limites. Quer isto dizer que, embora existam regras técnicas mínimas que têm de ser respeitadas, o projectista não está agora limitado na sua criatividade, nem na possibilidade de servir da melhor maneira possível o cliente final. Devidamente inscrito como técnico ITED no ICP-ANACOM, o projectista prepara-se tecnicamente através do estudo das novas regras e da eventual frequência de um curso de aperfeiçoamento tecnológico. Para aqueles que ainda não estão inscritos e querem fazê-lo, existe a possibilidade da inscrição directa se as habilitações literárias o permitirem. No caso de já serem electricistas, o percurso far-se-á através da frequência, com aproveitamento, de um curso habilitante ao ITED.

A arte de projectar as telecomunicações dentro dos edifícios ganha finalmente força e dinamismo em Portugal. O ICP-ANACOM, como regulador das comunicações, colocou no terreno as bases para o pleno sucesso daquilo que muitos consideram o primeiro salto tecnológico do nosso país. Nesse seguimento, com o empenho de todas as entidades presentes neste domínio (desde instaladores, entidades certificadoras, operadores, donos de obra, até às Câmaras Municipais), mas principalmente com a dedicação dos projectistas, é possível construir edifícios tecnologicamente adaptados às normas europeias e a uma efectiva sociedade de informação. É com todos e para todos, com arte e conhecimento, que o futuro das telecomunicações em edifícios está em evolução. Paulo Mourato Mendes, Eng.º Electrotécnico e de Telecomunicações (O presente artigo é da única e inteira responsabilidade do autor)

ARTIGO TÉCNICO ITED: infra-estruturas de telecomunicações em edifícios 103 guia técnico de cabos ignífugos 111

ESPECIAL - LIGHT+BUILDING light+building abre portas novamente 119

PUBLI-REPORTAGEM ABB: o estado de arte das soluções eficientes e ecológicas 121

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL redes colectivas com projecto facilitado pela tecnologia TEKA 125 WEG: motor de alto rendimento plus e conversor CFW 09 127


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
A arte de projectar telecomunicações em edifícios by cie - Issuu