Espaço Qualidade
SMED – Single Minute Exchange of Die (Sistema de Troca Rápida de Ferramentas) 2.ª Parte Soluções de implementação de SMED Apenas serão apresentadas as soluções preconizadas, sendo que os respectivos impactos serão apresentados posteriormente.
Solução 0 Para esta solução analisa-se as mudanças registadas, e identifica-se quais as operações que acontecem pontualmente na mudança de moldes. As operações pontuais identificadas nas mudanças de moldes geralmente são as seguintes: Paragem do operador para auxiliar em outras operações; Operações de purga; Limpeza e lubrificação por falta de manutenção; Tempo de espera por falta de disponibilidade de pessoal e equipamento. As operações de purga não acontecem com frequência, apenas ocorre uma purga quando se passa de um material para outro.
Solução 1 Nesta solução identificam-se as operações que podem ser realizadas como externas, de modo a reduzir o tempo de mudança de molde. Todas as operações realizadas de momento são internas, ou seja, realizam-se com a máquina parada. Deste modo, através de um análise cuidada, identificam-se quais as operações que podem ser realizadas de forma externa. Em seguida apresentam-se quais as tarefas internas a passar para externas: Ir buscar o molde novo; Ir buscar ferramentas para colocar o molde; Ir buscar peças e equipamentos para efectuar as ligações ao molde; Verificar e rectificar os elementos de ligação; Deixar o molde a aquecer. A tarefa de ir buscar o molde novo acontece sempre que há uma mudança. O que acontece é que o novo molde não é colocado perto da máquina antes de esta parar, e por isso esta tarefa é identificada como interna a passar a externa. Pode colocar-se o molde da máquina, em locar apropriado, que tanto pode ser no chão em palete, como pode ser num carro de transporte. Após retirar o molde o operador desloca-se à zona de stock para agarrar o novo molde. Nesta zona existe mais uma ponte móvel que é deslocada para o novo molde, sendo depois o novo molde colocado no carro e transportado para junto da máquina. As tarefas de ir buscar ferramentas e peças ocorrem com alguma frequência na empresa. No que respeita às ferramentas, normalmente o que acontece é não estarem junto da máquina, originando deslocações para aquisição destes equipamentos em falta. Mais uma vez refere-se que isto acontece pois não existe um pré-planeamento da mudança de molde, e por isso nota-se a falta de acessórios à medida que se avança na mudança do molde e, por
14 · MANUTENÇÃO
isso, o operador só repara na falta de algo por necessidade. De salientar que no exemplo escolhido, todas as operações de mudança de molde são realizadas por um operador. Apenas se utilizam dois quando acontecem imprevistos, em que um operador não chega para realizar a tarefa.
Solução 2 Nesta solução inicia-se a introdução de engenharia na mudança de molde, através da aplicação de soluções tecnológicas, e como já foi referido, o objectivo desta fase passa por optimizar o tempo das operações internas. As implementações de baixo custo e simples já terão sido implementadas na fábrica, pelo que a opção tomada para desenvolver soluções para a diminuição do tempo das operações internas passou por investigar o mercado do QMC (Quick Mould Change) em todas as suas vertentes, de modo a serem identificados equipamentos e acessórios que melhor serviam as máquinas em questão.
Solução 3 Com a implementação da solução 1 do método SMED nota-se que é possível reduzir o tempo de mudança. Esta diminuição de tempo depende da alteração de procedimento dentro da empresa, e por isso são necessárias soluções que permitam sistematizar a mudança, de modo a poder-se reduzir o tempo. Assim para que as operações sejam realizadas antes da máquina parar de produzir ou depois, sugerem-se check-list que auxiliam na preparação de mudança do molde. Deste modo sugere-se o seguinte procedimento para a implementação do check-list: - Efectuar uma reunião com os operadores para comunicar o aparecimento de novas listas de verificação, apresentando o novo procedimento; - O Director de Produção (DP) dá a ordem para a preparação da mudança, cerca de 30 minutos antes da máquina parar a produção; - Fornecem-se as listas de verificação ao operador (que já foi previamente avisado da existência deste novo método de mudança); - No final da preparação o operador entrega as listas devidamente preenchidas ao DP; - O DP verifica as listas, e após a validação das mesmas, estas são dirigidas para a administração ou para outro departamento que se entenda mais adequado; - Eventualmente, não será de descurar a necessidade de fornecer uma pequena formação aos operadores responsáveis