Protagonistas
Dossier
[58]
Manutenção Preventiva de Instalações Frigoríficas João Miranda Garcia
[64]
Eficiência Energética das Instalações de Frio Manuel Domínguez
[70]
Climatização em quadros eléctricos Cláudio Maia, Rittal Portugal
[73]
Vantagens do Uso de Óleos Sintéticos em Compressores de Frio com Gases de Amoníaco - NH3 FUCHS Lubrificantes Unip. Lda.
Manutenção de Instalações de Frio Raúl Dória
Dando continuidade à apresentação de temas onde a Manutenção intervém e desempenha um papel fundamental, a revista “Manutenção” propõe neste número, a análise da área das “Instalações de Frio”. Sendo um “sector” com uma grande dispersão de equipamentos e áreas de intervenção, é importante que o responsável da manutenção tenha a noção de que o resultado do seu trabalho tem reflexos no bem-estar das pessoas, para além da realização profissional. Para compreendermos melhor as tarefas que lhe estão cometidas, referimos apenas uma, e que diz respeito a todos nós – a Segurança Alimentar. Actualmente a Segurança Alimentar tem uma importância fundamental na nossa sociedade. Os alimentos podem ser contaminados de diversas maneiras (veja-se os casos mais recentes na Europa) e por diversos “agentes” que não vemos nem sabemos onde estão. Por estes motivos, devem ser cumpridos e respeitados diversos requisitos para a protecção da saúde pública. A abrangência deste tema é enorme; deixamos aqui algumas ideias para reflectirmos sobre a importância deste “sector:
A) Equipamentos Muitos de nós não terão noção de que uma quantidade apreciável dos alimentos que comemos diariamente passa por instalações de frio, tais como : - Túneis de congelação; - Câmaras de congelados e de conservação de alimentos com pouca rotação de géneros;
56 · MANUTENÇÃO
- Instalações de manipulação de alimentos; - Instalações de ar-condicionado. Todas elas devem ter uma manutenção exemplar (através de um plano de manutenção preventiva) para evitar situações desagradáveis ao público em geral.
B) Requisitos Estruturais Outro ponto que queremos salientar é o tipo de estrutura/instalação onde estão inseridos os equipamentos referidos na alínea anterior. Alguns dos requisitos estruturais que devem ser tidos em atenção são os seguintes: - Pavimentos – utilização de material anti-derrapante resistente; - Paredes e tectos – utilização de materiais impermeáveis e não absorventes, laváveis e não tóxicos; - Janelas – devem facilitar a sua higienização e os vidros devem estar sempre impecavelmente limpos; - Portas – as portas e respectivos manípulos devem ter cuidados permanentes de limpeza; - Lâmpadas – devem estar devidamente protegidas para que, em caso de quebra, os seus fragmentos não contituam um perigo para a saúde pública. Pelo exposto, podemos constatar que a Manutenção de Instalações de Frio é muito mais do que uma realização profissional - é um serviço à sociedade.