13.º Congresso Nacional do Idoso: O futuro do envelhecimento em debate

Page 1

46 | Reportagem

13.º Congresso Nacional do Idoso

2 IXWXUR GR HQYHOKHFLPHQWR em debate

texto e fotos por

André Manuel Mendes

Nos dias 27 e 28 de junho de 2019 o Centro de Congressos do Sheraton Porto Hotel acolheu o 13.º Congresso Nacional do Idoso, uma iniciativa anual que reuniu nesta edição perto de um milhar de profissionais para debater as temáticas mais prementes das áreas direcionadas para os setores da Geriatria e Gerontologia. O 13.º Congresso Nacional do Idoso teve como mote “Geriatria 2019 - A idade & o conhecimento aliados no futuro” e foi planeado por forma a integrar no seu programa científico diversas especialidades relacionadas com a assistência ao doente idoso. Esta estratégia de conceção prendeu-se pela necessidade de entender os cuidados médicos na terceira idade de uma forma global, multidisciplinar e envolvendo cuidadores de múltiplas formações. Com um envelhecimento acelerado da população urge procurar respostas efetivas para a área dos cuidados aos mais necessitados e aos mais idosos, sendo indispensável apostar numa formação médica continuada para que os cuidados médicos prestados tenham maior qualidade assistencial. E foi para dar resposta a estes tópicos que se realizou um evento multidisciplinar que reuniu durante 2 dias perto de um milhar de profissionais (representando um aumento

de 10% em relação à edição de 2018), para assistir às apresentações de um vasto leque de especialistas. Na preparação do evento foram ainda recebidas mais de 100 propostas para pósteres de comunicações orais.

Analisar a realidade do envelhecimento “Temos que ter atenção que nos últimos 50 anos houve um aumento de esperança de vida em Portugal de 17 anos, o que quer dizer que temos cada vez mais idosos e que Portugal é um dos países mais envelhecidos da Europa e do mundo. O número de idosos há 10 anos é superior ao número de jovens, quer dizer que temos uma inversão da pirâmide etária e por isso torna-se indispensável que os cuidados integrados, multidisciplinares e de multiespecialidades para o doente idoso sejam feitos de uma forma cada vez mais eficaz e mais profissional”, sublinhou José Canas da Silva, Reumatologista e Presidente da Comissão Organizadora do 13.º Congresso Nacional do idoso. Em declarações à revista “Temos que respeitar a diversidade do “Dignus” durante o congresenvelhecimentobiológico e compreender so, o especialista lamentou que precisamos de dar mais atenção aos não haver em Portugal esidosos ainda ativos, e ao mesmo tempo truturas definidas à partida propiciar condições de dignidade para para o tratamento destes o final da vida” doentes e, como tal, surgiu a necessidade de motivar, interessar e originar um local onde fosse possível, sobretudo aos médicos mas também a outros profissionais de saúde como psicólogos, enfermeiros ou assistentes sociais, melhorar os seus conhecimentos e aprofundar a sua formação profissional para que os cuidados aos idosos possam ser melhorados.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.