Diga-me o que come, dir-lhe-ei como envelhece

Page 1

4 | Editorial

Diga-me o que come, dir-lhe-ei como envelhece Cláudia Guedes da Costa Diretora

“(...) alguns estudos têm mostrado uma elevada prevalência de desnutrição nos doentes idosos”

Caríssimo leitor, Um dos principais fundamentos para um envelhecimento saudável, ativo, com qualidade de vida, autonomia e ganho de mais anos de vida com independência é a alimentação e a nutrição. A nutrição dos idosos nunca foi muito valorizada. Só no início do século XXI é que a nutrição é reconhecida como um aspeto influente de saúde pública e aparece, pela primeira vez, descrita de forma detalhada, a referência ao estado nutricional da população acima dos 65 anos, no relatório de 2017 do Plano Nacional para Promoção da Alimentação Saudável [1]. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), como um dos 11 programas prioritários do Plano Nacional de Saúde desde 2012, promove o “estado de saúde da população portuguesa, atuando num dos seus principais determinantes, a alimentação” [2] e desenvolveu uma proposta de ferramenta de avaliação qualitativa de ementas destinadas a idosos, precisamente porque esta faixa etária necessita de estados nutricionais específicos. Sabe-se que a melhoria do estado nutricional das pessoas é percussivo na prevenção e controlo de doenças mais frequentes em Portugal, como as doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras. No período pandémico em que vivemos, os idosos enquadramse num grupo vulnerável para a Covid-19 e as medidas de isolamento e distanciamento social para minimizar o contágio podem ser um fator de risco para o agravamento do seu estado nutricional, quer para os que estão no seu domicílio, quer para os que estão institucionalizados. Segundo o Manual de Intervenção Alimentar e Nutricional na Covid-19, de 27 de maio de 2020, publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), “alguns estudos têm mostrado uma elevada prevalência de desnutrição nos doentes idosos” [3]. Assim, atualmente, o grande desafio é a otimização do estado nutricional dos seniores para a diminuição de doenças, minimização das consequências de uma possível infeção e da mortalidade associada à Covid-19. No futuro, idealmente, deveria existir uma estratégia para alocar a toda a população, mas mais especificamente aos idosos, alimentos que fomentem a saúde e o bem-estar, uma literacia para a tomada de decisões mais informadas e conscientes acerca dos alimentos e a promoção de experiências culinárias saudáveis. A edição número 5 da revista Dignus, agora exclusivamente digital, terá um dossier dedicado ao tema da Alimentação e da Nutrição, com votos de uma saborosa e apetitosa leitura, porque “a leitura deve ser para o espírito, como o alimento para o corpo, moderada, saudável e digerível”. (Francois Fénelon), equitativamente somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas que amamos (Airton Ortiz) e do que manducarmos (Cláudia Guedes). 1.

www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2017/07/DGS_PNPAS2017_V7.pdf

2.

https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/conheca-o-pnpas

3.

https://nutrimento.pt/

FICHA TÉCNICA DIGNUS 05 4.º trimestre 2020 DIRETORA Cláudia Guedes da Costa · claudia.dignus@gmail.com CONSELHO EDITORIAL Ana Araújo, Ana Isabel Martins, Ana Monteiro, António Palha, Carlos Wehdorn, Cláudia Moura, Elisa Serôdio, Filipa Menezes, Helena Costa, Horácio Firmino, Ilda Góis, Janinéri Cordeiro, Joana Monteiro, Joana Sousa, José Manuel Silva, José Reis, José Canas da Silva, Luís Jacob, Madalena Pinto, Manuel Viana, Márcio Vara, Margarida G. Resende, Ricardo Pocinho, Sandra Penêda Patrício, Sérgio Ferreira CORPO EDITORIAL Diretor Executivo: Júlio Almeida T. +351 225 899 626 · julio.almeida@dignus.pt Marketing: André Manuel Mendes · geral@dignus.pt Redação: Helena Paulino e Marta Caeiro T. +351 220 933 964 · redacao@dignus.pt DESIGN E WEBDESIGN Ana Pereira a.pereira@cie-comunicacao.pt · T. +351 225 934 633 COLABORAÇÃO REDATORIAL Andreia Filipa Simões, António Poiares Baptista, Assunção Nogueira, Carla Costa, Carlos Vergés, Cláudia Guedes da Costa, Cláudia Vieira, Cristina Campos Borges, Inês Silva, José Salgado Borges, Luís Paulo Costa, Manuela Pacheco, Maria Anjos Catapirra, Maria Dolores Pinazo-Dúran, Milena Suzuki, Nathalia D’ Abruzzo, Ricardo Casaroli-Marano, Ricardo Pocinho, Rui Ribeiro, Sandra Silva, Sofia Lopes, Susana Arranhado e Zaida Azeredo. PROPRIEDADE, REDAÇÃO E EDIÇÃO CIE - Comunicação e Imprensa Especializada, Lda.® Empresa jornalística Reg. n.º 223992 NIPC: 509 870 104 Grupo Publindústria Praça da Corujeira, 38, Apartado 3825, 4300-144 Porto T. +351 225 899 626/8 geral@cie-comunicacao.pt · www.cie-comunicacao.pt CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Júlio António Martins de Almeida (gerente) DETENTORES DE CAPITAL SOCIAL Júlio António Martins de Almeida (40%) António da Silva Malheiro (30%) Publindústria – Produção de Comunicação, Lda. (30%) PUBLICAÇÃO PERIÓDICA Registo n.º 127253 Depósito Legal: 461353/19 ISSN: 2184-6359 Tiragem: 5000 exemplares Periodicidade: Trimestral INPI: 602419 Estatuto editorial disponível em www.dignus.pt Os trabalhos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Diga-me o que come, dir-lhe-ei como envelhece by cie - Issuu