DIGNUS nº3

Page 58

58 | Case Study

Vai nascer o primeiro hotel assistencial em Vila Nova de Famalicão texto e fotos por André Manuel Mendes

C

ampus de Fiães Assisted Living Hotel é o nome do novo projeto que vai nascer em solo famalicense e que pretende dar uma resposta efetiva às necessidades da população sénior, não só da região, mas também de todo o país. Este é um projeto alavancado por Susana Dias, fundadora e CEO da OldCare Famalicão e Tiago Lima, Mestre em Engenharia Mecânica com 10 anos de experiência no setor da construção. A visão de ambos potenciou a idealização de um projeto que conjugasse as aptidões e know-how dos dois profissionais na construção de uma infraestrutura que vem responder a uma necessidade premente. A sessão de apresentação realizou-se no dia 13 de dezembro de 2018 na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e contou com a presença do Presidente da Câmara do município, Paulo Cunha.

Um novo projeto a pensar nos cuidadores e seniores Susana Dias iniciou a apresentação a reforçar que existem atualmente em Portugal 800 mil Cuidadores Informais e que cerca de 8% da população cuida dos seus familiares e não recebem nada em troca. “Nesse

sentido, e dada a minha intervenção e experiência no terreno enquanto diretora clínica da OldCare, uma clínica de cuidados domiciliários sediada em Vila Nova de Famalicão, pudemos constatar algumas necessidades, nomeadamente no apoio a Cuidadores Informais, apoio esse que diz respeito nomeadamente ao descanso do cuidador”, explicou Susana Dias. “Com a esperança média de vida a aumentar e as respostas sociais a serem cada vez mais escassas”, surgiu a necessidade de um criar um projeto a pensar nas necessidades dos cuidadores informais e proporcionar a estes uma possibilidade de descanso enquanto, simultaneamente, os seus familiares recebem assistência médica e cuidados de saúde multidisciplinar adaptados às suas necessidades e diferentes doenças. Por outro lado, disse a CEO da OldCare Famalicão, “há pessoas ativas e autónomas que recusam o conceito de lar de idosos, não querem institucionalização das tradicionais respostas sociais”. Surge assim o projeto do Campus de Fiães Assisted Living Hotel, um empreendimento hoteleiro cujo valor de investimento será de 3 milhões de euros (financiado pelo Programa 2020), e que será erigido na fre-

guesia de Gondifelos. Será constituído por um edifício principal onde estará localizada uma unidade de internamento destinada a estadias temporárias, local onde será possível, ao longo da estadia, a realização de programas de avaliação e de reabilitação. Contará ainda ao longo da zona circundante verde com 10 casas modulares autónomas para pessoas que queiram usufruir de uma melhor qualidade de vida, sendo acompanhados em permanência por médicos e equipas de enfermagem. “O objetivo passa por nos constituirmos como uma referência na área da hotelaria de assistência médica, querendo sempre contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que acolhemos”, explicou Susana Dias.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.