Muito por onde escolher
UREËWLFD
igus®, Lda. Tel.: +351 226 109 000 · Fax: +351 228 328 321 info@igus.pt · www.igus.pt
LQIRUPDÁ¿R WÂFQLFR FRPHUFLDO
A igus disponibiliza um programa completo de cabos chainflex para aplicações na robótica e em movimentos tridimensionais e disponíveis em stock. A estrutura do cabo da família CF ROBOT obedece a princípios especiais de construção. Tal como nos cabos chainflex somente para movimento linear, nos cabos com capacidade de torção, em primeiro plano, estão também os testes de vida útil.
Figura 1. Os testes de conformidade com as normas especiais da igus garantem uma informação fiável sobre a vida útil, mesmo nos cabos com capacidade de torção (Fonte: igus).
As sequências de movimentos na produção industrial tornam-se cada vez mais complexas, na medida em que, cada vez mais, são exigidos cabos especiais para movimentos com torção. Para este fim, a igus tem ampliado, continuamente, a sua linha da família chainflex CF-ROBOT: desde cabos híbridos e de comando, passando por cabos de motor, até aos cabos de bus, de dados e de fibras óticas, a igus dispõe de um programa completo de cabos para robots e movimentos tridimensionais em stock. É possível fazer encomendas destes cabos a partir de um metro de comprimento e sem quantidades mínimas nem custos de corte.
OS ELEMENTOS AMORTECEDORES E AS MALHAS OTIMIZADAS COMPENSAM A TORÇÃO Em caso de torção, os condutores e os conjuntos entrelaçados, assim como as
malhas e os materiais de revestimento estão permanentemente expostos a cargas de intensidades muito variáveis. A estrutura interior estável e altamente deslizante nos cabos da igus é adicionalmente reforçada com elementos amortecedores especiais. Esses elementos amortecedores proporcionam aos condutores a necessária liberdade de movimento. Na medida em que, quanto mais um cabo for “torcido”, até chegar ao seu limite, maior resistência terá à sua torção. As exigências em relação às malhas são particularmente elevadas. Aí a igus aplica diversos elementos protetores: por um lado, os construtores colocam por baixo e por cima das malhas elementos de amortecimento mecânicos, para que
as forças exercidas nos fios das malhas não sejam demasiadamente grandes; por outro lado, debaixo do revestimento exterior são aplicados elementos deslizantes especiais, garantindo o deslizamento entre os diferentes condutores dentro do cabo. Por fim, os elementos entrelaçados são otimizados para a torção e protegidos contra possíveis danos através de revestimentos em PUR ou em TPE altamente resistentes ao atrito e isentos de halogéneos. Estas estruturas especiais garantem que mesmo os cabos de fibra de vidro ótica possam funcionar, com segurança, em aplicações sujeitas a torção. Os testes de 27 milhões de movimentos de torção são a prova disso mesmo.
TESTES DE CONFORMIDADE COM AS NORMAS DA IGUS: QUALIDADE TESTADA PARA CABOS CF ROBOT Para avaliar as forças exercidas nos movimentos de torção, realizam-se testes de conformidade com as normas específicas da igus. No laboratório de testes, todos os tipos de cabos para robots são fixos em ambos os lados a uma distância de um metro e torcidos com um ângulo de torção de ±180°, pelo menos, três milhões de vezes. Os cabos são permanentemente controlados eletricamente pelo sistema AutoMess e, de seguida, decompostos a fim de se poder verificar eventuais danos mesmo nos elementos que não podem ser medidos. Só quando os cabos, rigorosamente testados segundo este teste de conformidade, não acusarem qualquer dano é que os mesmos são integrados no programa chainflex CF ROBOT. Este teste de conformidade da igus com as normas relativas a torção é ilustrado num vídeo que pode ser visualizado no link seguinte: www.igus.pt/chainflexTeste3105.
Figura 2. O teste à vida útil também surge em primeiro plano nos cabos CF ROBOT com capacidade de torção (Fonte: igus).