82
informação técnico‑comercial
deteção confiável de faltas do núcleo do estator em máquinas elétricas rotativas Com o novo upgrade para medição do núcleo do estator opcional, o equipamento multifuncional de testes elétricos CPC 100 da OMICRON realiza testes de imperfeição eletromagnética (também chamado de medições de fluxo disperso) altamente confiável e económico nos núcleos do estator de máquinas elétricas rotativas, incluindo geradores hidro e turbo elétricos, assim como motores. Figura 2. Com o software intuitivo da solução, os usuários podem gerar automaticamente relatórios no campo, incluindo resultados da medição, gráficos e mapa de calor.
SOLUÇÃO EFICIENTE E FÁCIL DE USAR
Figura 1. Em desligamentos de manutenção mais longos, o teste de imperfeição
Com o upgrade de medição do núcleo do estator opcional da OMICRON, o equipamento compacto e fácil de transportar é usado em conjunto com o CPC 100 para energizar o núcleo do estator e realizar a medição. O sensor de medição é montado sobre um trilho e move-se automaticamente sobre o núcleo do estator para inspecionar a superfície. Quando uma ranhura é concluída, o trilho é movido manualmente para a ranhura seguinte. É possível inspecionar todo o núcleo do estator de forma semiautomática com essa abordagem. Isso garante medições eficientes e com alta capacidade de reprodução. Simples de usar, o software Primary Test ManagerTM (PTM) apresenta aos utilizadores um fluxo de trabalho guiado para realização do teste e permite uma análise gráfica dos resultados em tempo real. Um mapa de calor com limites ajustáveis apresenta aos usuários um resumo visual dos pontos quentes no núcleo do estator.
eletromagnética é realizado off-line com o equipamento de teste multifuncional CPC 100 da OMICRON e o upgrade para medição do núcleo do estator opcional.
A IMPORTÂNCIA DO TESTE DO NÚCLEO DO ESTATOR Os testes de imperfeição eletromagnética são realizados para detetar falhas de interlaminação do núcleo do estator, que podem causar superaquecimento e danos em máquinas rotativas durante a operação. Durante a medição, o núcleo do estator é energizado com uma pequena percentagem de fluxo nominal, e o fluxo disperso sobre a superfície é medido. Qualquer alteração no fluxo disperso indica uma possível falta entre duas ou mais camadas. Para evitar danos e tempo de desligamento não planejado, deve-se realizar medições regulares para comparar e avaliar a integridade do isolamento entre as camadas do núcleo do estator ao longo do tempo.
CPC 100 DA OMICRON + UPGRADE PARA MEDIÇÃO DO NÚCLEO DO ESTATOR OPCIONAL • • • • • • •
Inspeção semiautomática do núcleo do estator; Medição e excitação em uma única solução; Injeção com frequência variável de 15 a 400 Hz; Fluxo de trabalho simples com o software Primary Test Manager (PTM); Relatório automatizado, incluindo resultados, gráficos e mapa de calor; Cabo de excitação fácil de expandir de acordo com os requisitos específicos da medição; CPC 100, multifuncional, atende às necessidades de testes adicionais.
Mais informações disponíveis em: omicronenergy.com/stator-core-testing
Quando uma ranhura é concluída, o trilho é movido manualmente para a ranhura seguinte. www.oelectricista.pt o electricista 74
OMICRON Technologies España, S.L. Tel.: +34 916 524 280 · Fax: +34 916 536 165 www.omicron.at