deteção confiável de faltas do núcleo do estator em máquinas elétricas rotativas

Page 1

82

informação técnico‑comercial

deteção confiável de faltas do núcleo do estator em máquinas elétricas rotativas Com o novo upgrade para medição do núcleo do estator opcional, o equipamento multifuncional de testes elétricos CPC 100 da OMICRON realiza testes de imperfeição eletromagnética (também chamado de medições de fluxo disperso) altamente confiável e económico nos núcleos do estator de máquinas elétricas rotativas, incluindo geradores hidro e turbo elétricos, assim como motores. Figura 2. Com o software intuitivo da solução, os usuários podem gerar automaticamente relatórios no campo, incluindo resultados da medição, gráficos e mapa de calor.

SOLUÇÃO EFICIENTE E FÁCIL DE USAR

Figura 1. Em desligamentos de manutenção mais longos, o teste de imperfeição

Com o upgrade de medição do núcleo do estator opcional da OMICRON, o equipamento compacto e fácil de transportar é usado em conjunto com o CPC 100 para energizar o núcleo do estator e realizar a medição. O sensor de medição é montado sobre um trilho e move-se automaticamente sobre o núcleo do estator para inspecionar a superfície. Quando uma ranhura é concluída, o trilho é movido manualmente para a ranhura seguinte. É possível inspecionar todo o núcleo do estator de forma semiautomática com essa abordagem. Isso garante medições eficientes e com alta capacidade de reprodução. Simples de usar, o software Primary Test ManagerTM (PTM) apresenta aos utilizadores um fluxo de trabalho guiado para realização do teste e permite uma análise gráfica dos resultados em tempo real. Um mapa de calor com limites ajustáveis apresenta aos usuários um resumo visual dos pontos quentes no núcleo do estator.

eletromagnética é realizado off-line com o equipamento de teste multifuncional CPC 100 da OMICRON e o upgrade para medição do núcleo do estator opcional.

A IMPORTÂNCIA DO TESTE DO NÚCLEO DO ESTATOR Os testes de imperfeição eletromagnética são realizados para detetar falhas de interlaminação do núcleo do estator, que podem causar superaquecimento e danos em máquinas rotativas durante a operação. Durante a medição, o núcleo do estator é energizado com uma pequena percentagem de fluxo nominal, e o fluxo disperso sobre a superfície é medido. Qualquer alteração no fluxo disperso indica uma possível falta entre duas ou mais camadas. Para evitar danos e tempo de desligamento não planejado, deve-se realizar medições regulares para comparar e avaliar a integridade do isolamento entre as camadas do núcleo do estator ao longo do tempo.

CPC 100 DA OMICRON + UPGRADE PARA MEDIÇÃO DO NÚCLEO DO ESTATOR OPCIONAL • • • • • • •

Inspeção semiautomática do núcleo do estator; Medição e excitação em uma única solução; Injeção com frequência variável de 15 a 400 Hz; Fluxo de trabalho simples com o software Primary Test Manager (PTM); Relatório automatizado, incluindo resultados, gráficos e mapa de calor; Cabo de excitação fácil de expandir de acordo com os requisitos específicos da medição; CPC 100, multifuncional, atende às necessidades de testes adicionais.

Mais informações disponíveis em: omicronenergy.com/stator-core-testing

Quando uma ranhura é concluída, o trilho é movido manualmente para a ranhura seguinte. www.oelectricista.pt o electricista 74

OMICRON Technologies España, S.L. Tel.: +34 916 524 280 · Fax: +34 916 536 165 www.omicron.at


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
deteção confiável de faltas do núcleo do estator em máquinas elétricas rotativas by cie - Issuu