62
case-study
descarregadores de sobretensão O papel do descarregador de sobretensão (DST) é limitar as sobretensões, encaminhando essa energia destrutiva para a terra. No caso de um aumento do potencial da terra, a energia é descarregada para a rede. O descarregador de sobretensão comporta‑se como um interruptor capaz de fechar apenas durante a sobretensão. Por exemplo, entre os polos ativos e a terra durante o curto período de sobretensão, a impedância torna-se muito baixa e resulta numa forte corrente de descarga de acordo com a lei simples de Ohm: sobretensão U = I x impedância Z. É por esse motivo que os descarregadores de sobretensão têm capacidades de fluxo geralmente expressas em kA. Os DST são então instalados no início da instalação, entre os polos ativos do circuito de força e a terra. Quando a tensão está normal, o DST não passa nenhuma corrente.
OPERAÇÃO DO DESCARREGADOR DE SOBRETENSÃO EM 3 ESTÁGIOS:
Figura 3.
AS SUAS PRINCIPAIS TECNOLOGIAS Os descarregadores de sobretensão usam principalmente 3 tipos de componentes.
Os centelhadores: Os dispositivos geralmente consistem em 2 elétrodos colocados frente a frente. Um arco elétrico ocorre entre os 2 elétrodos assim que uma sobretensão atinge um determinado valor em seus terminais.
Figura 1. Quando a tensão é normal, o descarregador de sobretensão não passa nenhuma corrente.
Figura 4.
Varistores:
Figura 2. A queda de um raio causa uma sobretensão, na maioria das vezes entre a linha e a terra: o DST torna-se então condutor, descarregando essa energia em direção à terra, o que limita a sobretensão.
www.oelectricista.pt o electricista 74
O varistor é um componente do tipo semicondutor baseado em óxido de zinco (ZnO) que possui a propriedade de ser fortemente "não linear". Ou seja, abaixo de uma determinada tensão (Uc), o componente é isolante. No entanto, quando a tensão nos seus terminais excede um certo limite (Uc), o componente torna-se condutivo. Essa mudança de estado ocorre em questão de nanossegundos. Após vários relâmpagos e diante da presença de tensão nos seus terminais por um longo período (vários anos), o varistor envelhece e deve ser substituído.