26
formação
hotes da humidade texto cedido por Soler & Palau, Lda.
Quando se falou na Ficha Técnica VENTILAÇÃO 1, de Abri de 1995, de Ventilação Localizada, justificava-se a utilização da mesma nas situações em que fosse possível identificar num determinado ponto o foco contaminante do ar. Dizíamos, nessa altura, que o sistema mais racional e económico, bem como o único eficaz para controlar emissões tóxicas, de poeiras ou fumos, seria a captura da contaminação à medida que se ia produzindo e no próprio local da sua origem, impedindo-se assim a respectiva difusão por todo o ambiente. A hote de extracção é o elemento essencial neste caso, sendo constituída por uma caixa fechada com uma extremidade aberta à emissão nociva a partir da qual sai uma conduta de evacuação activada por um extractor mecânico.
Figura 1.
O projecto de uma hote de captação ou extracção deve focar duas questões principais: a) Formato, dimensões e localização da hote; b) Cálculo do caudal necessário e determinação das velocidades do ar para a captação e arrastamento.
CONCEITOS BÁSICOS. UNIDADES Quantidade de ar (V): Como os processos de acondicionamento de ar têm lugar a baixas pressões, pode considerar-se o ar como um fluido que não se pode comprimir e assim a quantidade de ar existente num local coincide com o volume do mesmo. A quantidade de ar exprime-se em metros cúbicos, m3. Caudal de ar (Q): Este conceito implica ar em movimento. Por isso há que relacionar a quantidade com o tempo em que circula. Exprime-se em metros cúbicos por hora, m3/h, e por vezes em litros por segundo, l/s. A fórmula de relação entre ambas as unidades é: 1 m3/h = 3,6 l/s
Figura 2.
Velocidade do ar (v): A velocidade do ar com que circula um determinado caudal (Q) que atravessa uma secção (S) de conduta ou de outro espaço, é determinada pela fórmula: Q (m3/h) V (m/s) = 3,600 (m2)
Esta pressão (Pd) somada à Pressão Estática (Pe) que o ar produz em todas as direcções dentro da conduta ou recinto, resulta na Pressão Total (P t), o que constitui a Equação de Bernouilli, fundamental no estudo dos fluidos (ar) em movimento:
Esta velocidade determina uma pressão do ar na direcção de circulação do mesmo que se chama Pressão Dinâmica (Pd) cuja fórmula é: V2 (m/s) Pd (mm c.a.) = 16,3
4.1 DEFINIÇÕES
Texto escrito de acordo com a antiga ortografia. www.oelectricista.pt o electricista 74
P t = P e + Pd
Hote de extracção dispositivo concebido para a captação de ar contaminado e que tem um formato afunilado. Cabina possui um formato paralelipipédico, fechado e apoia-se no solo, com uma face aberta através da qual se faz a aspiração.