Segurança em alta tensão: Trabalhos nas proximidades das linhas de alta tenao – I (2ª parte)

Page 1

alta tensão

10

segurança em alta tensão TRABALHOS NAS PROXIMIDADES DAS LINHAS DE ALTA TENSÃO – I 2.ª PARTE Eurico Zica Correia Engenheiro Eletrotécnico

© Tew3

É objetivo do presente documento dotar os leitores dos principais conhecimentos que lhes permitam efetuar trabalhos em tensão, fora de tensão e nas proximidades de instalações em tensão, respeitando as regras de segurança aplicáveis.

• •

Nas instalações afetas ao transporte e à distribuição; Nas instalações afetas à produção de energia elétrica.

Se existirem diversas empresas na mesma obra, antes do início dos trabalhos, e por iniciativa do coordenador de segurança na obra, devem ser definidas em conjunto as medidas a tomar para evitar os riscos profissionais que possam resultar do exercício simultâneo das atividades das diversas empresas (riscos de interferência). As indicações do presente Documento aplicam­‑se desde a primeira colocação da instalação em tensão, total ou parcial, ou desde a sua construção se as condições de vizinhança a uma outra instalação em tensão dão origem a riscos elétricos.

PRINCÍPIOS GERAIS •

RISCO A noção de risco tem a ver com a possibilidade de perda ou dano, ou como sinónimo de perigo.

• • •

OBJETIVO O presente “documento” estabelece as indicações de segurança para assegurar a proteção das pessoas contra os riscos de origem elétrica, sempre que realizem trabalhos: • Em instalações elétricas em exploração (manutenção, condução, modificação, ampliação, e outros) ou na sua vizinhança; • Em instalações elétricas ou não elétricas em construção ou demolição, quando estiverem na vizinhança de instalações elétricas em exploração. Considera­‑se uma instalação elétrica em exploração desde a sua primeira colocação em tensão, total ou parcial, mesmo que para ensaios. Sempre que necessário estas indicações deverão ser completadas com regulamentos, protocolos ou instruções locais.

DOMÍNIO DE APLICAÇÃO O presente “documento” aplica­‑se: • Nas instalações elétricas e equipamentos de instalações de utilização; www.oelectricista.pt o electricista 52

• • • • •

O respeito pelas obrigações legais exige que as responsabilidades dos diferentes intervenientes sejam claramente definidas e plenamente percebidas e assumidas por cada um. Neste sentido, as delegações de competências para a exploração das instalações elétricas devem ser claramente definidas por escrito e mantidas atualizadas; Nas redes de transporte e distribuição de energia elétrica, instalações de produção e seus anexos, os trabalhos podem ser realizados em tensão ou fora de tensão. Nas instalações de utilização, os trabalhos devem ser realizados sem tensão, exceto se: Existirem razões de exploração ou de utilização; Se a própria natureza das operações impuser a permanência da tensão (reparação de avarias, por exemplo). Os trabalhos em tensão devem ser realizados em conformidade com os métodos de trabalho aprovados, com exceção de trabalhos experimentais executados por um departamento competente, para testar novos métodos ou novas ferramentas. Os trabalhos devem ser objeto: De preparação e análise no local (trabalhos de construção e de conservação); De análise no local (reparação de avarias). Se a execução dum trabalho exigir a participação de várias equipas deverá ser designado um responsável pela coordenação. Nos termos da legislação em vigor, qualquer trabalhador pode invocar o direito de se recusar a executar um determinado trabalho se não estiverem preenchidas as condições de segurança adequadas.

NATUREZA DOS TRABALHOS As indicações a respeitar são determinadas pela natureza dos trabalhos.

Trabalhos elétricos • •

São os trabalhos efetuados nas partes elétricas da instalação; Devem ser confiados a pessoas qualificadas.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.