117
dossier sobre instalações elétricas
princípio da selectividade
Bruno Serôdio, Hugo Bico Gestores de Produto da Hager
A selectividade entre protecções é, hoje em dia, utilizada de uma forma regular. Esta técnica tem como função principal assegurar a máxima continuidade de serviço nas instalações.
A selectividade tem como objectivo garantir o funcionamento da protecção imediatamente a montante do defeito gerado num circuito da instalação, sem existir uma perturbação nos outros circuitos a montante. Tipos de selectividade: Selectividade nula, parcial, total ou funcional; Selectividade amperimétrica, cronométrica e energética; Selectividade diferencial total ou parcial.
Como exemplo, um disjuntor A instalado a montante, curva C de 20A (NFN420), a regulação do relé magnético é de: 5×In = 5×20 = 100A a 10×In = 10×20 = 200A. Se o aparelho B instalado a jusante com uma curva C de 6A (NFN106), a sua regulação será de: 5×In=5×6=30A a 10×In=10×6 = 60A. Neste caso o valor limite de selectividade é a regulação mínima do relé magnético do aparelho a jusante, ou seja, só é válida até aos 100A. A intensidade de curto-circuito máximo a jusante é de 690A e a mínima é de 340A. Dado que os valores de curto-circuito calculados estão à direita das curvas de disparo, não é possível assegurar a selectividade total, assim é considerada uma selectividade parcial.
SELECTIVIDADE NULA, PARCIAL, TOTAL OU FUNCIONAL Selectividade nula A selectividade é nula quando os dispositivos de protecção a montante e a jusante actuam em simultâneo na presença de um defeito. Neste caso as curvas de disparo sobrepõem-se.
Selectividade total A selectividade é considerada total apenas quando é actuado o disjuntor a jusante, para qualquer valor de curto-circuito.
Selectividade parcial A selectividade é parcial quando o dispositivo a jusante actua apenas para um determinado valor da intensidade de curto-circuito. Para valores mais elevados os dois disjuntores podem atuar em simultâneo. O valor limite de selectividade é o da regulação mínima do relé magnético do aparelho situado a montante. www.oelectricista.pt o electricista 53