formação
formação artigo tĂŠcnico-formativo PROTEĂ‡ĂƒO DAS PESSOAS CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS. HilĂĄrio Dias Nogueira (Eng.Âş)
OBJETIVOS
Impedância do corpo humano
1. Efeitos fisiopatológicos da corrente elÊtrica no corpo humano. 2. Proteção contra contactos diretos e indiretos. 3. Proteção contra contactos diretos 4. Proteção contra contactos indiretos 1. EFEITOS FISIOPATOLÓGICOS DA CORRENTE ELÉTRICA NO CORPO HUMANO Efeitos da corrente elÊtrica A passagem de uma corrente elÊtrica atravÊs do corpo humano afeta essencialmente as funçþes circulatória e respiratória originando, muitas vezes, queimaduras. A gravidade das lesþes Ê dada em função da intensidade de corrente, do tempo de circulação e do trajeto atravÊs do corpo humano. A impedância do corpo humano diminui com o aumento da tensão.
Proteção das pessoas contra choques elÊtricos Os valores indicados referem-se à percentagem da impedância do corpo humano para o trajeto correspondente, em relação ao caminho mão-mão. Os valores sem parênteses correspondem ao trajeto de uma mão à parte considerada do corpo. Os valores que estão entre parênteses correspondem ao trajeto entre as duas mãos e a parte correspondente do corpo humano.
Efeitos da corrente elÊtrica no corpo humano A corrente elÊtrica pode ser irrevogåvel para o ser humano. Quando se estabelece uma diferença de potencial entre dois pontos do corpo pode ocorrer a morte súbita ou graves queimaduras provocadas por uma elevação de temperatura por efeito de Joule que podem chegar Quadro indicativo dos efeitos da corrente no corpo humano.
Zona 1 – habitualmente não causa qualquer reação à passagem da corrente elÊtrica no corpo humano; Zona 2 no corpo humano; Zona 3 ! ! ! " # $# " ! ! ! % & ! % % # ' ! ! ! ()' Zona 4 ! ! ! % # " !$ e respiratórias, bem como de queimaduras graves; a probabilidade de () www.oelectricista.pt o electricista 54
146