Armazenamento de energia eléctrica (3ª parte)

Page 1

artigo tĂŠcnico

armazenamento de energia elĂŠctrica 3.a PARTE Manuel Bolotinha L % L # 0 L M N O ;MP 0 Q'V!" J M > & N

Na revista nĂşmero 56 foram publicados os CapĂ­tulos 1 (Enquadramento do Tema) e 2 (Processos de Armazenamento de Energia). Na revista nĂşmero 57 foram publicados os CapĂ­tulos 3 (Armazenamento por Bombagem de Ă gua), 4 (Armazenamento por Produção de HidrogĂŠnio e Ar Comprimido) e 5 (Armazenamento por Volante e InĂŠrcia). A publicação do artigo conclui-se nesta edição nĂşmero 58, com os CapĂ­tulos 6 (Baterias Convencionais), 7 (Baterias de IĂľes de LĂ­tio) e 8 (Condensadores e Super-condensadores). 6. BATERIAS CONVENCIONAIS 7 # 9:;;; +6 co italiano Alessandro Volta inventou a pilha elĂŠctrica baterias de acumuladores convencionais sĂŁo utilizadas para armazenar energia elĂŠctrica em Corrente ContĂ­nua. < = > * * = * ção, fundamentalmente, a trĂŞs tipos de casos: @ D 4= G @ Jorrente ContĂ­nua dos serviços essenciais das subestaçþes; @ sistemas de alimentação ininterrupta (UPS) estĂĄticos, como fonte de alimentação de “backupâ€? em caso de falha de rede.

Carga Entrada de rede

42

Bateria

UPS EstĂĄtica

Figura 8. (VTXHPD VLPSOLͤFDGR GH XPD 836 HVW£WLFD

Com a tensĂŁo da rede presente, o alimenta as cargas atravĂŠs do ondulador e garante a da bateria pode ser utilizada para fornecer a energia rida nos picos de consumo falta de tensĂŁo, a bateria alimenta o ondulador e este garante o fornecimento de energia cargas.

7. BATERIAS DE IĂ•ES DE LĂ?TIO As baterias de iĂľes de lĂ­tio(2) energia elĂŠctrica em forma de energia electroquĂ­mica na dĂŠcada de 90 do sĂŠculo passado, usam como electrĂłlito um sal de lĂ­tio num solvente orgânico, um Ăłxido metĂĄlico no cĂĄtodo e carbono, designadamente a , no ânodo. Tipicamente o electrĂłlito ĂŠ uma , tais como o carbonato de etileno(3) e o carbonato de dietila !", com iĂľes de lĂ­tio. Habitualmente o cĂĄtodo ĂŠ constituĂ­do por fosfato de lĂ­tio-ferro, Ăłxido de lĂ­tio-cobalto ou Ăłxido de lĂ­tio-manganĂŞs. Sendo em Corrente ContĂ­nua a energia produzida e armazenada numa bateria, para ligação rede elĂŠctrica # $ % inversor CC/CA e CA/CC, como se ilustra & ' * +

Rede elĂŠctrica

Transformador de potĂŞncia

Inversores CA/CC-CC/CA

Baterias de iĂľes de lĂ­tio

Figura 9. (VTXHPD VLPSOLͤFDGR GH OLJDŠ¡HV GH XP VLVWHPD GH DUPD]HQDPHQWR FRP EDWHULDV GH L¡HV GH O¯WLR

Uma UPS estĂĄtica ĂŠ, fundamentalmente, constituĂ­da por ; uma bateria; e um ondulador (conversor de Corrente ContĂ­nua em Corrente Alternada), como se ilustra na Figura 8.

(2)

(3)

!"

P W

www.oelectricista.pt o electricista 58

lítio (símbolo químico Li) Ê um elemento químico * grupo dos metais alcalinos, juntamente com o sódio (Na), o potåssio (K), o rubídio (Rb), o cÊsio (Cs) e o frâncio (Fr). Reagem facilmente com a ågua, formado hidróxidos e libertam hidrogÊneo.

carbonato de etileno Ê um Êster 0 * reacção química entre um åcido com molÊculas de oxigÊnio e um ålcool 0 åcido carbónico e etilenoglicol (um ålcool produzido a partir do etileno, um hidrocarboneto) 1 +4 6 # C 3H4O3 .

carbonato de dietila ĂŠ um ĂŠster-carbonato de ĂĄcido carbĂłnico e etanol (ĂĄlcool etĂ­lico) e cuja fĂłrmula 6 # C5H10O3 .


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.