Controlo de qualidade com visão e inteligência artificial
robótica
92
REIMAN, Lda. Tel.: +351 229 618 090 comercial@reiman.pt · www.reiman.pt
informação técnico-comercial
Quando se fala em visão artificial, a grande maioria das pessoas pensa numa tecnologia futurista. Na verdade, é, ainda há longos passos a percorrer e, consequentemente, muitos desenvolvimentos por acontecer. No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que esta tecnologia já desempenha um papel importantíssimo nos mais variados processos industriais.
O mesmo concerne à interpretação que é feita sobre a inteligência artificial. Embora não nos apercebamos, estamos rodeados de inteligência artificial no nosso dia-a-dia, seja através de um frigorífico que nos diz que precisa de ser abastecido ou até mesmo numa viagem de carro em que conseguimos comunicar com o mesmo e pedir-lhe que nos indique uma rota, ou até que mude a cor das luzes interiores.
De uma forma geral, ambos são sistemas programados e treinados para cumprir tarefas específicas. Na maioria dos casos, a visão artificial recolhe uma quantidade de imagens e dados e emite um estímulo para que através da inteligência artificial sejam analisados esses dados e, posteriormente, sejam dadas as ordens aos robots que trabalham em conjunto com estes sistemas.
De uma forma geral, ambos são sistemas programados e treinados para cumprir tarefas específicas. Na maioria dos casos, a visão artificial recolhe uma quantidade de imagens e dados e emite um estímulo para que através da inteligência artificial sejam analisados esses dados e, posteriormente, sejam dadas as ordens aos robots que trabalham em conjunto com estes sistemas. Sim, são sistemas que trabalham juntamente com robots, uma vez que estes recolhem a informação e emitem o que é necessário fazer, mas é preciso haver alguém que o faça. Nos primeiros tempos a integração destas tecnologias era feita com a mão-de-obra humana, mas com os desenvolvimentos tecnológicos é possível programar determinadas tarefas para que sejam totalmente automatizadas. Na atividade industrial ambos os sistemas têm desempenhado um papel importantíssimo no que concerne aos mais variados processos de produção. Aliar estas duas tecnologias traz imensas vantagens e otimiza qualquer setor produtivo. Um dos processos que mais cuidado requer é, sem dúvida, o controlo de qualidade e por esse mesmo motivo estas tecnologias têm sido cada vez mais
Sim, são sistemas que trabalham juntamente com robots, uma vez que estes recolhem a informação e emitem o que é necessário fazer, mas é preciso haver alguém que o faça. Nos primeiros tempos a integração destas tecnologias era feita com a mão-deobra humana, mas com os desenvolvimentos tecnológicos é possível programar determinadas tarefas para que sejam totalmente automatizadas. implementadas para desempenhar funções nesse sentido. Muitas vezes, há pequenos pormenores que escapam à visão humana e isso pode pôr em causa muitas variáveis. Seja porque é um produto alimentício que tem um componente estragado, ou porque uma garrafa de água não está devidamente selada, estes são pormenores que têm de ser todos vistos e revistos para que não haja nenhum problema na entrega ao cliente. Aqui entram os sistemas de visão e inteligência artificial que conseguem alcançar estes e muitos mais pormenores que de outra forma seriam inalcançáveis. No sentido de continuar a apresentar soluções melhoradas, a Solomon criou o Solvision - o sistema que integra a visão e a inteligência artificial para um controlo de qualidade eficaz. O Solvision é um software que têm a capacidade de detetar defeitos, anomalias e padrões irregulares que outros sistemas do mesmo tipo não conseguem. Esta tecnologia tem 3 funções principais associadas: • Segmentação: o Solvision é capaz de segmentar os objetos analisados com base nos dados que recolheu e