“a Tecnogial é uma aliada evidente"
por Helena Paulino
78
entrevista
Celso Cavadas, Diretor Comercial da Tecnogial, explicou à revista "Robótica" todo o percurso da Tecnogial, uma empresa em sólido e sustentado crescimento que aposta na formação e na parceria com Universidades como uma mais-valia na aquisição de conhecimento e inovação na criação de soluções consoante as necessidades do cliente. No ano em que comemora 40 anos, 2022, esta empresa portuguesa especializada na execução de projetos e equipamentos industriais desenvolvidos à medida do cliente, marcará presença em Hannover Messe e dará início à lógica e natural viagem pela internacionalização.
necessária. A generalidade dos clientes tem noção da volatilidade do projeto ainda numa fase de estudo de equipamentos para a produção e a Tecnogial consegue dar resposta eficiente às alterações no projeto, não dependendo de terceiros. rr: A Tecnogial é conhecida pelas suas soluções à medida de cada empresa/cliente. Para desenvolver estes projetos é necessário um grande conhecimento técnico e muita inovação. Como decorrem estes projetos? CC: Os desafios são colocados aos responsáveis de projeto que os fazem passar para dentro dos diversos departamentos. Estes são estudados e muitas vezes recorrendo a protótipos são aferidas e balizadas variáveis de desempenho. Em conjunto com o cliente é prevista e projetada uma produção espectável, muito próxima da realidade nesta altura, que vai influenciar diretamente o budget necessário para tornar o projeto viável. Numa fase de decisão o cliente tem consigo todos os dados necessários para colocar o seu projeto em produção.
robótica
Estes clientes e instituições de formação são a nossa montra de sucesso e indicador diferenciador
Celso Cavadas.
Revista Robótica (rr): Quando surgiu a Tecnogial e quais as necessidades que veio suprir nessa altura? Celso Cavadas (CC): A Tecnogial foi criada em 1982 com o propósito de dar resposta à necessidade de automatizar processos que até então eram manuais dentro da Texas Instruments e Philips. O passo para fazer equipamentos para as diversas indústrias em Portugal foi lógico e evidente. Rapidamente concluímos que era necessário ter instalado dentro de portas capacidade produtiva de peças para os nossos equipamentos, tornando a Tecnogial uma referência no setor. rr: O que diferencia a Tecnogial das outras empresas e porque escolhem os clientes a Tecnogial para os seus projetos? CC: A Tecnogial tem tudo o que necessita dentro das suas instalações para realizar os projetos para os nossos clientes. Isto torna-nos dinâmicos e com resposta imediata a qualquer alteração
rr: A Tecnogial tem muitas parcerias com universidades e centros de formação. Quais são as mais-valias destas parcerias? CC: As parcerias com as universidades permitem-nos estar na vanguarda das novas tecnologias. Muitas vezes, ainda antes da criação de patentes, estas parcerias são essenciais para a criação de tecnologias em linha com as necessidades dos dias de hoje. Quer seja na criação de novos materiais, bem como na sua transformação estas parcerias convergem numa evolução construtiva. Quanto aos centros de formação, a Tecnogial traz até si os novos profissionais que podem colocar em prática a sua aprendizagem numa outra realidade, tornando-os preparados para o mercado de trabalho através de estágios profissionais e curriculares. Esta aproximação permite-nos estar em contacto com as mais recentes estratégias de ensino bem como a evolução de conteúdos. rr: Existe algum projeto resultante de uma dessas parcerias que vos tenha orgulhado de uma forma especial? CC: Sim, recordo um em particular. A Tecnogial desenvolveu um processo patenteado de termoformação que permitiu ainda nos dias de hoje converter o processo para a construção de peças leves para os veículos elétricos. A introdução desta tecnologia no fabrico destes veículos trouxe um aumento da autonomia devido à produção de peças leves e mais resistentes.