EMAF 2021 prepara-nos para o futuro

Page 1

EMAF 2021 prepara-nos para o futuro por Helena Paulino

robótica

50

NOTÍCIAS DOS EXPOSITORES

De 01 a 04 de dezembro volta a EMAF, um ano mais tarde por conta da pandemia, volta a realizar-se a EMAF na EXPONOR, em Matosinhos, que este ano promete apresentar as mais recentes e inovadoras soluções de Indústria 4.0 e de digitalização industrial.

Aquela que é considerada como a maior feira ibérica dedicada ao setor da indústria espera reunir mais de 360 expositores de países como Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha numa área de cerca de 35 000 m2. Esta edição reveste-se de uma particular importância, e reúne todas as condições para a continuidade e potencialização de novos negócios, que permitirá o reencontro entre clientes, parceiros e fornecedores. Pensada para empresários, consultores, projetistas, gestores e decisores das mais variadas

áreas industriais, a feira prepara-se para apresentar resposta aos mais recentes desafios da era da Indústria 4.0 e da digitalização, bem como para promover networking e partilhar ideias e atividades de negócio. Os setores em exposição são diversificados e vão desde as áreas da manutenção industrial, química e laboratórios à automação e controlo, robótica e informática industrial e aos produtos, serviços e equipamentos de segurança. Num momento em que a transformação digital se traduz, mais do que nunca, como um fator-chave na competitividade das empresas, a EMAF assume o seu contributo para um setor de grande expressividade para a economia nacional, no qual as empresas europeias têm investido mais de 140 mil milhões de euros por ano.

INOVAÇÃO SEMPRE PRESENTE O já habitual Prémio Inovação vai decorrer nesta edição da EMAF, uma organização da EXPONOR/EMAF e da revista

"robótica" e que conta com 15 produtos/ soluções a concurso. Destinado a todos os expositores da EMAF, o Prémio Inovação distingue a conceção, originalidade, operacionalidade, funcionalidade, aspetos de inovação e incorporação de resultados de I&D nos projetos e produtos submetidos pelas empresas participantes. O anúncio dos vencedores será feito no dia 02 de dezembro e serão atribuídos o Prémio Leonardo Da Vinci (Inovação Nacional), Prémio Nicola Tesla (Inovação Internacional) e o Prémio Projeto Inovador (Universidades e Politécnicos). A avaliação das várias propostas submetidas a este concurso é efetuada por um júri presidido pelo atual Diretor da Revista Robótica, Fernando Ribeiro do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho e da Sociedade Portuguesa de Robótica, juntamente com o corpo editorial: Gil Lopes do DEI da Universidade do Minho, Nino Pereira da Dyson (Reino Unido), Paulo Moreira da FEUP, Vítor Santos do DEM da Universidade de Aveiro, José Lima do Instituto Politécnico de Bragança, Manuel Silva do ISEP, Pedro Lima do Instituto Superior Técnico e Jorge Dias do DEE-ISR da Universidade de Coimbra. Uma das grandes novidades desta edição da EMAF é a Bolsa de Emprego, que disponibiliza aos visitantes uma panóplia de oportunidades junto das empresas expositoras relativas às diversas áreas do setor da indústria. Para responder aos desafios levantados durante a pandemia, a feira disponibiliza a plataforma digital E+E EMAF, com vista a oferecer soluções inovadoras e a promover o conhecimento e o trabalho em rede. Este canal foi concebido para criar um ecossistema global do setor e ajudar a fortalecer ainda mais a relação entre visitantes e expositores, ao permitir, nomeadamente, a partilha de experiências, conhecimentos e negócios, promover encontros e ligações, e ser uma fonte de inspiração contínua para todos os profissionais.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.