Mesa Redonda sobre o Mundo
Essencial para manter em movimento as operações de fabrico em todo o mundo, o consolidado mercado das máquinas-ferramenta está a evoluir. À medida que aumenta a pressão para reduzir custos e aumentar a produtividade, com formas de trabalho mais tecnológicas, cresce a procura de soluções avançadas como a automatização, a nanotecnologia e a fabrico aditivo. O planeamento e a gestão da produção, através de sistemas cada vez mais digitais, além da interação com as máquinas e as operações de manutenção eram, até há bem pouco tempo, um ato do discernimento humano. Mas com o surgimento da Indústria 4.0, a interação entre pessoas e máquinas e máquinas ‑e-máquinas passou a ser o foco da automatização industrial. Esta interação gera mais valias na produtividade e sustentabilidade dos sistemas produtivos, pela aquisição e tratamento de grandes volumes de dados e pela conetividade com sistemas inteligentes AI (Artificial Intelligence), com a sensorização e a integração a sistema integrados de gestão ERP (Enterprise Resource Planning).
robótica
48
Mesa Redonda sobre o Mundo das Máquinas-Ferramenta
das Máquinas-Ferramenta
1. QUAL O ESTADO DE ARTE DAS MÁQUINASFERRAMENTAS EM PORTUGAL? Reinaldo Ribeiro ESI – Engenharia, Soluções e Inovação, Lda. Portugal é um país com uma forte tradição na área das máquinas-ferramentas. Existem várias marcas nacionais com equipamentos para os mais diversos processos. O estado da arte prende-se com aplicação de conceitos "Indústria 4.0”. Tem-se assistido a uma grande transformação na área digital, com o desenvolvimento de softwares que possibilitam um melhor planeamento e execução das operações. Têm-nos solicitado soluções com a aplicação de robots fazendo “Machine tending” e assim conseguimos processos “full automatic” para CNC, quinagem, dobragem de tubo entre outros. Potenciamos um leque mais variado de processos a executar na mesma célula, e em alguns casos conseguimos ainda aumentar o volume útil de trabalho. A robótica tem potenciado a maquinação CNC em áreas que tradicionalmente não usavam esta tecnologia como é o caso da arquitetura, com a "Prototipagem digital" instituições como a Faculdade de Arquitetura conseguem ter uma máquina CNC de grandes dimensões com o recurso a um robot.
Rui Orfão Fagor Automation S. Coop – Sucursal Portuguesa, Lda. A FAGOR Automation marca presença na indústria portuguesa de moldes e na metalomecânica em geral e é um facto que temos assistido nos últimos anos, a grandes investimentos em tecnologia de produção CNC e que são a base para uma infraestrutura competitiva. Desta forma conseguimos ter um parque de máquinas instalado, bastante substancial, com máquinas equipadas com a mais recente tecnologia, tais como a maquinação a alta velocidade e maquinação com 5 eixos nas suas diversas vertentes suportadas por componentes cada vez mais fiáveis e precisos. Além disso, a penetração dos conceitos i4.0 está definitivamente na agenda do dia e implementada no terreno e, apesar de todo o trabalho ainda por fazer, estamos num bom caminho para a competitividade.
Pedro Fonseca Festo Espanha e Portugal A abordagem da Festo ao setor industrial em Portugal tem sido pautada por um propósito de entrega de valor acrescentado aos nossos clientes. Independentemente do setor e do perfil