O papel crítico dos OEMs na criação de equipamentos de transporte e soluções de classificação mais á

Page 1

Inês Rodrigues Industry Sales Manager Schneider Electric

De acordo com a Fortune Business Insights, espera-se que o mercado dos sistemas de transporte cresça de 5,2 mil milhões de dólares em 2019 para 7,4 mil milhões de dólares até 2027 – o que representa uma taxa anual de crescimento composto (CAGR) de 4,5% ao longo do período de previsão. Para conseguirem desenhar e construir com sucesso as máquinas que alimentam esta expansão, os OEMs vão necessitar de uma compreensão mais profunda sobre como o setor da logística e os sistemas de equipamentos de transporte são impactados por tendências como a digitalização e a pandemia global.

robótica

12

vozes de mercado

O papel crítico dos OEMs na criação de equipamentos de transporte e soluções de classificação mais ágeis

A pandemia afetou milhões de vidas e interrompeu o "business as usual" de milhares de organizações de logística em todo o mundo. À medida que os centros de distribuição lutam para aumentar a sua agilidade e resiliência, enquanto navegam condições de trabalho pouco ortodoxas e cadeias de abastecimento imprevisíveis, surgiu uma nova mentalidade para permanecer operacional: acelerar o impulso para a digitalização. De facto um estudo recente da McKinsey Global com executivos revelou que as suas organizações aceleraram em 3 ou 4 anos a digitalização das suas interações com clientes e a cadeia de abas-

tecimento e das suas operações internas. Porquê? A capacidade de automatizar as operações de picking, organização e transporte para melhor acomodar a procura súbita provou ser uma benção para as organizações no vórtice das mudanças de mercado exigidas pela pandemia. As equipas de gestão sénior também reconhecem que o Covid-19 não será a nossa última crise – pelo que as cadeias de abastecimento que forem suficientemente ágeis para suportar tanto crises imprevistas, como condições de mercado em rápida evolução, contarão agora com uma importante diferenciação competitiva para o futuro.

UM EQUIPAMENTO DE TRANSPORTE MODERNO REDUZ O TEMPO DE EXECUÇÃO E OS CUSTOS DE MÃO-DE-OBRA DOS PROCESSOS Para muitas organizações de logística, um dos principais objetivos é a automação total do manuseamento de materiais e da movimentação de produtos. A automação do processo de entrada de pedidos, armazenamento e distribuição de tráfego de entrada e saída de mercadorias, implantação de robótica e rastreamento de envios são considerados pontos fulcrais para a digitalização deste tipo de empresas. Para levar a cabo estas transformações, as organizações de logística contam com os seus OEMs para desenvolver soluções de automação que resultem em melhorias substanciais da eficiência do processo. Este novo mundo da logística, de soluções robóticas e de sistemas de automação mais abertos vai criar oportunidades adicionais para a engenharia de elevado valor. Até agora, os sistemas de equipamentos de transporte convencionais exigiam um grande volume de tarefas de programação manuais e repetitivas para permitir a interoperabilidade entre subsistemas heterogéneos. Nestas circunstâncias, as empresas de logística hesitavam em pagar taxas elevadas por trabalho que não aportava nenhum valor real, e os utilizadores finais também estavam mais propensos a evitar a atualização dos seus sistemas, devido a preocupações com o custo, tempo e risco elevados. Já a nova engenharia de automação baseada em software, pelo contrário, agrega valor ao processo de integração, minimizando drasticamente as etapas manuais de engenharia de baixo valor. As barreiras tradicionais podem ser supera-


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.