Importa fortalecer a ligação Indústria - Academia

Page 1

Importa fortalecer a ligação Indústria - Academia

Fernando Ribeiro

robótica

2

da mesa do diretor

Prof. da Universidade do Minho

A EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria, é a maior feira em Portugal deste setor, e pretende ser uma mostra para todos os profissionais das últimas tendências e das principais novidades/soluções. Pretende ainda ser um espaço que proporciona negócio e maisvalias para todos os envolvidos no ramo industrial, e que tão importante é para a economia portuguesa. Assim, de 01 a 04 de dezembro na EXPONOR é possível ver soluções de máquinas industriais e conversar com especialistas das mais variadas áreas.

A indústria portuguesa sabe bem as dificuldades que tem tido nas últimas décadas, com várias crises financeiras por este ou aquele motivo. Mas só com uma indústria forte se pode recuperar um país, pois a produção e a indústria em geral são essenciais para criar riqueza, e não é por acaso que os países de referências são chamados de “mais industrializados”. Por isso a indústria portuguesa é extremamente importante para a economia portuguesa e tem por isso uma grande responsabilidade. Depois da revolução industrial iniciada na Grã-Bretanha no século XVIII que nos trouxe, entre outras coisas, a máquina a vapor; depois da revolução tecnológica em meados do século XIX com o aparecimento da locomotiva e a utilização de petróleo e energia elétrica como força motriz; depois da revolução digital no final dos anos 60 do século XX que basicamente consistiu na mudança de sistemas analógicos/mecânicos para sistemas digitais, temos agora em mãos uma 4.ª revolução industrial, chamada Indústria 4.0. Novos conceitos, novos termos, mas acima de tudo este novo paradigma é muito baseado em conhecimento, recolha de informação, muitos dados, análise desses dados, processamento desses dados de forma inteligente para tomar as decisões mais corretas e de forma autónoma. A nossa indústria precisa de se preparar rapidamente para esta nova mudança, e para isso tem que se renovar e descobrir novas soluções, completamente integradas e digitais, que permitam uma gestão remota e centralizada da informação. Mas para isso é fundamental trabalhar em rede, com parcerias, em união e cooperação com todas as entidades necessárias. As universidades e os centros de investigação devem fazer parte deste núcleo, uma vez que são elas que detêm muito do conhecimento, porque são capazes de desenvolver conceitos, criar protótipos e fazer estudos de viabilidade, e também porque são elas que estão a formar os engenheiros das próximas décadas. Quem mais beneficia com bons engenheiros é a própria in-

dústria, por isso as empresas devem empenhar-se em ajudar a formá-los, dando-lhes a oportunidade de participar em projetos industriais concretos e com aplicação prática, o mais cedo possível na sua formação. Estas colaborações permitem aos alunos um ganho de experiência em termos técnicos e permitem, acima de tudo, ter uma visão do que é a indústria e das suas necessidades, permitindo-lhes assim uma preparação mais adequada e atempada. É isto que acontece nos tais países “mais industrializados” onde a indústria tem imensas parcerias com as universidades, e onde os primeiros protótipos de produtos são desenvolvidos, passando só depois para os processos de produção e comercialização. E há universidades em Portugal com um potencial enorme na área industrial que podem ajudar a nossa indústria, mas esse desenvolvimento tem que ser vantajoso para ambos os lados, para que haja motivação e um contínuo interesse em colaboração. Também a Sociedade Portuguesa de Robótica pode ter aqui um papel ativo e fundamental de ligação entre a indústria e a academia. A EMAF tem um papel fundamental, proporcionando um local de encontro entre problemas e soluções, entre empregadores e potenciais empregados, entre desafios e investigação, entre fornecedores e clientes, um espaço que possa gerar negócio, mas acima de tudo um espaço de união e colaboração entre a nossa massa industrial para proporcionar um futuro melhor para o nosso país. Nesta feira decorre ainda mais uma edição do Concurso Inovação EMAF organizado pela EXPONOR – Feira Internacional do Porto, em parceria com a Revista Robótica, dirigido às empresas expositoras da EMAF 2021, e que tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento de novos produtos com inovação nacional e internacional, sendo estes avaliados pelo seu cariz inovador em termos de conceção, funcionalidade e/ou operacionalidade do produto.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Importa fortalecer a ligação Indústria - Academia by cie - Issuu