Indústria 4.0 indústria
4.0
robótica
78
M&M Engenharia Industrial, Lda. Tel.: +351 229 351 336 · Fax: +351 229 351 338 info@mm-engenharia.pt · info@eplan.pt www.mm-engenharia.pt · www.eplan.pt
informação técnico-comercial
Como um novo membro do SmartFactoryKL, o fornecedor de soluções EPLAN realça a fábrica inteligente com engenharia de controlo e automação.
EPLAN oferece benefícios concretos para os conceitos da Indústria 4.0 como a flexibilidade de produção de lotes individuais e a transmissão dos dados de processo usando o protocolo OPC UA. Os exemplos incluem novos cenários de manutenção e a vinculação de dados de processo à lógica esquemática para otimização do consumo de energia. Como um membro do consórcio para a produção SmartFactoryKL, EPLAN representa a tecnologia de automação de engenharia para unidades de produção do futuro. “Uma integração consistente da documentação que se estende à manutenção e à operação permite um melhor e mais rápido serviço”, refere Maximilian Brandl, Presidente da EPLAN. Num processo de gestão do ciclo de vida do produto (PLM), utilizar EPLAN
Como um membro do consórcio para a produção SmartFactoryKL, EPLAN representa a tecnologia de automação de engenharia para unidades de produção do futuro. “Uma integração consistente da documentação que se estende à manutenção e à operação permite um melhor e mais rápido serviço”, refere Maximilian Brandl, Presidente da EPLAN.
para a disponibilização de dados para o operador permite que as informações de engenharia sejam aglomeradas de forma que se aumente a eficiência durante a fase de produção. Os dados EPLAN oferecem benefícios concretos para os conceitos da Indústria 4.0 como a flexibilidade da produção de lotes de apenas uma unidade e a transmissão dos dados de processo usando o protocolo OPC UA (Open Platform Communications Unified Architecture): exemplos incluem novos cenários de manutenção e a vinculação de dados de processo à lógica esquemática para otimização do consumo de energia. Através de um dispositivo móvel, os engenheiros de manutenção podem utilizar de forma online todas as informações de controlo relevantes como diagramas e informações detalhadas sobre dispositivos. A análise de dados e a previsão de probabilidades de falha irão minimizar os tempos de inatividade na Indústria 4.0 do futuro.
Dados proporcionam valor acrescentado A tecnologia de automação da engenharia documentada no EPLAN será utilizada como uma base de dados contínua
e consistente ao longo de toda a cadeia de produção e ciclo de vida do produto, desde o fornecedor ao cliente final, passando pelo operador da fábrica. Vincular os dados de processo à lógica de controlo gera valor acrescentado na fase de produção. A EPLAN encontra ‑se a explorar quais as informações que permitirão, no futuro, obter mais‑valias para os fabricantes. O objetivo é ser capaz de incorporar as lições aprendidas no início, mesmo durante a fase de definição de engenharia, por exemplo através do reforço do processo PLM de um fornecedor. De futuro o EPLAN Data Portal poderá desempenhar um papel fundamental na definição dos dados essenciais dos dispositivos para que sejam integrados no conceito da Indústria 4.0. Um primeiro caso de utilização, já demonstrado em Hanôver, é um potencial desenvolvimento de um projeto para uma unidade de produção: a instalação pode ser subdividida em módulos durante o projeto inicial dos recursos e da sua tipologia. Ao mesmo tempo, os módulos de produção do projeto EPLAN podem ser disponibilizados aos fornecedores como subprojetos. Melhorias para a tecnologia de controlo, com base em subprojetos, ocorrem dentro do processo PLM dos fornecedores. Quando os subprojetos são fundidos mais tarde, o cliente final e o operador da instalação podem gerar dados com a qualidade ideal para a produção e para a sua automatização.
A unidade de produção desenvolvida em colaboração com os parceiros de SmartFactoryKL é uma realização impressionante da aplicação prática dos princípios centrais da Indústria 4.0.