a difusão de ar nos diversos locais - 2.ª PARTE

Page 1

34

formação

a difusão de ar nos diversos locais 2.ª PARTE Texto cedido por Soler & Palau, Lda.

TIPOS DE DIFUSORES

Descarga por quatro lados

Descarga por três lados

Difusores de teto A difusão pelo teto é a melhor forma de difusão porque está fora da zona ocupada. Geralmente, os difusores possuem a forma circular ou quadrada. Os difusores circulares são constituídos por vários cones concêntricos que projetam o ar paralelamente ao teto e em todas as direções (Figuras 12 e 13). Existem alguns tipos com lâminas com torção que projetam o jato de ar em espiral (Figura 14). Existem difusores semicirculares, adequados para instalar perto de uma parede. Alguns possuem dispositivos de regulação que permitem orientar o jato de ar parcialmente na direção do solo. Recomenda-se a instalação de uma comporta na conduta de alimentação do difusor por forma a que seja possível regular o jato de ar. O raio de difusão é definido pela velocidade terminal, indicada no catálogo do fabricante.

Figura 12.

Figura 13.

Pá com torção Jacto de ar de descarga

Descarga por dois lados

Descarga por um lado

Figura 15.

O alcance do jato de ar e a dispersão ou divergência do cone formado pelas suas extremidades são também influenciados de forma acentuada pela grelha ou persiana com que se equipou a boca de insuflação. Se as lâminas da persiana mantêm uma posição horizontal, ou seja, quando não afetam a forma inclinada, o jato de ar adquire uma divergência em qualquer direção de cerca de 0,30 m por cada 2 m de comprimento de alcance de impulsão. Utilizando persianas com as lâminas convergentes, ao contrário do que parece ser óbvio, o jato de ar não se concentra, pois apesar de uma curta distância da boca de insuflação se conseguir uma espécie de contração do veio, a corrente diverge mais facilmente do que faria sem a existência de persianas convergentes. Assim, o resultado é igual ao que se obtém numa situação em que as lâminas não são convergentes e tenham adotado a sua posição horizontal. Com persianas de lâminas divergentes produz-se uma dilatação angular muito acentuada relativamente à direção e comprimento do jato de ar. Colocando as lâminas da extremidade da grade a cerca de 45º, obtém-se um ângulo de dispersão horizontal de aproximadamente 60º. Desta forma, consegue-se que a impulsão se reduza até metade do comprimento mais facilmente do que com lâminas. A Figura 16 mostra as divergências que provocam as diferentes persianas.

Figura 14.

Os difusores quadrados possuem um comportamento praticamente igual ao dos circulares, se bem que os 4 jatos de ar que correspondem a cada lado do quadrado sejam mais significativos (Figura 15). Estes difusores, nomeadamente mos de duas ou uma direção, usam-se também para aplicação mural.

Lâminas paralelas

Lâminas convergentes

Difusores retilíneos Este tipo de difusor é aplicado, principalmente, na parede e para ar condicionado. Podem ser retangulares, com proporções próximas do quadrado até um formato totalmente linear de vários metros e estreitos. Todos dispõem de lâminas paralelas, horizontais ou inclinadas e, na sua maioria, fixas. Estas podem ser de inclinação regulável e também de duas fileiras sobrepostas, verticais e horizontais, o que permite regulações mais precisas. Texto escrito de acordo com a antiga ortografia. www.oelectricista.pt o electricista 76

Lâminas divergentes

Lâminas paralelas orientadas

Figura 16.

Existe uma fórmula que permite medir a velocidade do ar num determinado ponto a uma distância concreta da boca de insuflação no caso de lâminas horizontais, ou na ausência das mesmas, que é a seguinte:


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
a difusão de ar nos diversos locais - 2.ª PARTE by cie - Issuu