geradores elétricos para uso residencial

Page 1

32

artigo técnico

geradores elétricos para uso residencial A IMPORTÂNCIA DO CONTROLADOR E DO QUADRO DE TRANSFERÊNCIA DE CARGA. Grupel, S.A.

Mesmo em cenários onde a rede elétrica é bem estruturada e acessível, como Portugal, muitos são os fatores que podem levar a falhas no abastecimento de energia elétrica. Fenómenos meteorológicos, manutenções ou obras podem causar quebras da rede e fazer com que diversos processos e atividades cessem, ainda que temporariamente.

Se é verdade que estas falhas energéticas têm consequências graves para vários setores de atividade, como a agricultura, o retalho, a saúde, as telecomunicações, também o é em contexto doméstico, quer em casas, quer em edifícios residenciais. A ausência de energia elétrica na sua casa pode significar o com­ prometimento do seu conforto, mas também da sua segurança, pelo que adquirir um gerador para a sua residência pode ser a solução ideal. Neste caso em que o que se pretende é a conservação da ener­ gia, em caso de falha da rede, e não uma fonte alternativa para for­ necimento contínuo, os geradores de emergência ou standby são capazes de cumprir a tarefa eficazmente, pois tomam a carga normal­ mente suportada pela rede elétrica e mantêm o funcionamento dos equipamentos. Mas, para que isto aconteça de forma automatizada e não seja ne­ cessária a intervenção de alguém – o que torna possível poupar tempo e evitar danos e perdas maiores – há dois componentes que devem ser tidos em consideração: o controlador do gerador e o seu quadro de transferência de carga. www.oelectricista.pt o electricista 75

QUAL O PAPEL DO CONTROLADOR? O controlador do grupo eletrogéneo é, muitas vezes, considerado o seu “cérebro”, uma vez que, sem ele, o gerador não pode funcionar. É através do controlador que se define o modo de operação do gerador e o que este deve fazer, a partir do controlo de todos os parâ­ metros que dizem respeito ao motor e ao alternador. Por isso, é que, em última instância, garante o correto funcionamento do grupo. É, também, o controlador que verifica a presença de rede e, estan­ do em modo automático, “ordena” o arranque do grupo, aquando de uma falha. Ao operar em conjunto com um quadro de transferência de carga, dá a ordem para a tomada da carga pelo gerador. Estes equipamentos podem servir projetos mais simples, cujas aplicações não são tão exigentes. Nestes casos, o controlador é utili­ zado para iniciar e parar o gerador, em modo manual. Mas é frequen­ temente utilizado para monitorizar a rede elétrica e transferir a carga para o grupo gerador, quando há falhas de energia. Além disso, tam­ bém permite o arranque remoto. Muitos controladores mais simples têm agora ligações USB que permitem ligar a um computador e, por­ tanto, controlar o grupo mais facilmente, atualizar o sistema operativo e programar o gerador. Mas existem outros dispositivos mais complexos que desempe­ nham um papel ainda mais importante no funcionamento do grupo eletrogéneo. Estes modelos são capazes de satisfazer praticamente todas as aplicações geralmente requeridas e até de efetuar testes operacionais a fim de garantir o bom funcionamento do gerador an­ tes de o pôr a funcionar. Atualmente, é muito comum que estes con­ troladores incluam várias inovações tecnológicas e características informáticas, tais como ligação wi-fi, controlo remoto e geolocali­ zação do gerador, ligação ao computador via USB, a capacidade de atualizar o sistema operativo, a possibilidade de sincronização dos grupos eletrogéneos e uma expansão das entradas e saídas digitais e analógicas. O controlador do gerador ajuda a reduzir os custos de manuten­ ção, uma vez que permite o fornecimento de dados sobre o estado do grupo gerador, facilitando a manutenção preventiva, e possibilita ainda o planeamento da operação de modo a atingir maior eficiência, tanto em termos de produção de energia como de consumo de combustível.

PARA QUE SERVE O QUADRO DE TRANSFERÊNCIA DE CARGA? O quadro de transferência de carga (QTC) é o dispositivo responsável pela comutação automática da fonte de energia que alimenta a carga, transferindo-a entre a rede elétrica e o gerador. Como já mencionado, o controlador do gerador faz apalpamento da rede e, quando esta falha no fornecimento de energia, o gerador arranca. Assim que estiver estabilizado e preparado para fornecer energia à instalação, o quadro de transferência de carga faz a troca da fonte de energia, conectando o gerador à carga.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.