“A missão deve ser tornar o ‘conhecimento’ acessível e, assim, mudar mentalidades”

Page 1

“A missão deve ser tornar o ‘conhecimento’ acessível e, assim, mudar mentalidades”

Durante a visita de Sebastian Steudtner, surfista alemão recordista do Guiness, à fábrica da Schaeffler nas Caldas da Rainha, houve tempo para um meet and greet com os funcionários da empresa, para uma sessão fotográfica com Jochen Spielberg e para uma conversa com ambos, onde se falou de inovação, sustentabilidade e grandes conquistas.

1985. 2001. 2012. 2020. 2022. Podem parecer uma mão cheia de números à sorte, mas são os anos chave que conduziram Sebastian Steudtner, o atual recordista da maior onda do mundo surfada, até ao Grupo Schaeffler. A história começou em 1985 quando Sebastian Steudtner nasceu na pequena cidade de Esslingen na Alemanhã, longe do oceano. “Eu não cresci à beira-mar, mas a água sempre desempenhou um grande papel em mim desde criança. Tanto que acabou por me motivar a surfar as maiores ondas do mundo”, contou o surfista à revista “Manutenção”. E foi esse desejo que o levou a convencer os seus pais a deixá-lo mudar-se, sozinho, para o Havai quando tinha apenas 16 anos. Não foi fácil, mas a sua determinação não vacilou. Era 2001.

Avançando 11 anos, com muita experiência e conhecimento adquirido, Sebastian Steudtner decidiu radicar-se na Nazaré,

cidade portuguesa popularizada pela onda gigante surfada por McNamara dois anos antes. A partir daí, continuou a treinar com um objetivo em mente: surfar a maior onda do mundo! “É um processo que leva anos”, contou. “Dá muito trabalho conseguir surfar este tipo de ondas. Como atleta profissional, estou constantemente a treinar e a desafiar-me todos os dias para tirar o melhor proveito. As metas que estabeleço e as conquistas que faço motivam-me”, confessou o surfista.

O sonho tornou-se realidade em 2020, mais precisamente a 29 de outubro, na Praia do Norte, na Nazaré. A onda tinha 26,21 metros. O mar “ é a maior energia física natural da terra, da qual podemos participar enquanto ser humano de forma desportiva”, segundo o atleta. Alcançar este feito foi “por um lado, um sentimento extremamente humilde, porque uma pessoa percebe o quão pequeno e

insignificante o ser humano é comparado à força da natureza. E, por outro lado, um sentimento muito inspirador e poderoso”, explicou. A confirmação da Guiness, contudo, só veio em 2022, ano que ficou também marcado pela formação de parceria com a Schaeffler. Durante todo este tempo, a Schaeffler também fazia história com o desenvolvimento de produtos revolucionários nas áreas do movimento e da mobilidade, tornando-se uma líder mundial no setor automóvel e industrial. Com 75 anos de experiência, a empresa alemã revelou-se “pioneira no movimento que faz o mundo se mover ”. Atualmente, o seu trabalho “ é focado na criação de tecnologias que mantêm o mundo em movimento de forma mais eficiente e sustentável ”, quem o diz é Jochen Spielberg, Diretor de Fábrica da Schaeffler. Para ele, “o espírito de inovação e o desejo de sucesso são duas das virtudes fundamentais dos fundadores” da Schaeffler. “Trabalhamos para desenvolver as tecnologias do futuro e, ao fazê-lo, criamos a base para que as nossas inovações tornem a mobilidade global e as soluções industriais de amanhã ainda melhores do que são hoje. Para nós, mobilidade significa progresso e é por isso que nos comprometemos com uma produção sustentável onde a qualidade, a tecnologia e a inovação são fundamentais”, explicou, indicando a sustentabilidade como uma componente central na estratégia da empresa. “A partir de 2040, o Grupo Schaeffler operará como uma empresa climatericamente neutra. Este objetivo abrange toda a cadeia de abastecimento e é apoiado por metas ambiciosas de sustentabilidade a médio prazo. Não só queremos garantir que somos uma empresa que cumpre os requisitos de neutralidade climática, mas também queremos nos comprometer a cooperar com empresas ou indivíduos que tenham um compromisso claro com a sustentabilidade. Nesse contexto, tanto a Schaeffler como o Sebastian

ENTREVISTA 96 MANUTENÇÃO 156/157
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.