escolha de luminárias para instalação em ambientes com presença de atmosferas explosivas

Page 1

115

artigo técnico

escolha de luminárias para instalação em ambientes com presença de atmosferas explosivas TEV2 – Distribuição de Material Eléctrico, Lda.

De acordo com a legislação em vigor, é da responsabilidade do dono de obra proceder à avaliação dos riscos de explosão existentes. Se esta análise revelar locais com probabilidade de ocorrência de atmosferas explosivas (ATEX), o dono de obra divide essas áreas em zonas: • 3 tipos de zonas para gases: ZONA 0, ZONA1, ZONA 2; • 3 tipos de zonas para poeiras: ZONA 20, ZONA 21, ZONA 22. A classificação do tipo de zona deve ser realizada por pessoas instruídas que compreendam plenamente a importância e o significado das propriedades das substâncias inflamáveis e os princípios que regem a dispersão de gases/vapores. Para além disso, devem estar familiarizados com os processos da indústria em causa e os seus equipamentos. Para selecionar uma luminária é necessário ter conhecimento do tipo zona ATEX onde será instalada e a substância que a determina. No caso das luminárias, os métodos de proteção utilizados são os “Ex d”, “Ex e”, “Ex i” e “Ex m”, pois são os únicos compatíveis com a estrutura e funcionalidades das mesmas. Dependendo da zona, é requerido um tipo de proteção c, b ou a para o equipamento, ou seja, um nível de proteção de acordo com o perigo da área. A letra adicional para os tipos de proteção d, e, i ou m, permite distinguir o EPL (nível de proteção do equipamento) necessário. No que diz respeito especificamente aos LEDs, na Zona 2, os modos de proteção que podem ser implementados são Ex dc, Ex ic , Ex mc, Ex ec. É então exigido que o próprio material elétrico garanta a segurança necessária, não inflamando a atmosfera explosiva quer através de arcos elétricos, faíscas ou ainda pelo sobreaquecimento da superfície. www.oelectricista.pt o electricista 79

Figura 1. As luminárias RINO LED-EX da Palazzoli possuem certificação ATEX emitida por uma entidade externa para as zonas 2, 21, 22 (e em breve também para a zona 1): II 3G -Ex ec mc IIC T6/T5 Gc (Gases) e II 2D – Ex tb IIIC T85 °C Db (Poeiras). As luminárias RINO_EX LED estão certificadas para suportar temperaturas de -40 °C a +55 °C. A entrada do cabo é efetuada através de um bucim M20.

LUMINÁRIAS LED ATEX O driver standard On-Off, colocado no interior das luminárias, é revestido a resina e adequado para ambientes altamente explosivos. O corpo da luminária é composto por uma única peça de aço inoxidável AISI304 ou galvanizado sem soldas. O índice de proteção IP66 é garantido por uma junta reforçada em elastómero/borracha de silício antienvelhecimento VMQ que torna as luminárias RINO LED-EX adequadas para a instalação em ambientes com presença de produtos químicos oxidantes, soluções salinas, ácidos e óleos de motor ou óleos vegetais. O difusor em vidro temperado é fixo ao corpo graças a um sistema de ganchos em aço inoxidável AISI 304. As luminárias são equipadas com olhais de fixação M8 que se aparafusam ao corpo sem necessidade de abrir o produto. As fitas de LED selecionadas possuem uma temperatura de cor de 4000K e CRI≥80 e são cobertas por lentes antienvelhecimento PMMA capazes de garantir alto conforto visual e controle

eficiente do fluxo luminoso com UGR <22. Os drivers driver standard On-Off ou DALI são revestidos com resina, e estão adequados para instalação em ambientes potencialmente explosivos. A proteção contra sobrecargas, causada por curto-circuitos ou picos de corrente, protege os componentes eletrónicos até 6 kV. .

Figura 2. Os drivers patenteados da Palazzoli são revestidos com resina e possuem certificação Ex mb para ambientes com elevado risco de explosão.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.