informação técnico‑comercial
139
investimento da igus na tecnologia inovadora de reciclagem de plásticos A Mura Technology, pioneira da HydroPRS, inicia a construção da primeira instalação de reciclagem hidrotérmica de plástico no Reino Unido. Re-utilização em vez de desperdício: Solução de Reciclagem Hidrotérmica de Plásticos (HydroPRS), resíduos plásticos que de outra forma poluiriam o ambiente, podem ser reutilizados como uma matéria-prima valiosa através da reciclagem química em 25 minutos. Para impulsionar esta tecnologia revolucionária em todo o mundo, a igus está agora a aumentar o seu investimento na Mura Technology para cerca de 5 milhões de euros. Outro grande parceiro industrial, a KBR, fez uma parceria com a Mura em janeiro de 2021. É um dos desafios mais urgentes do nosso tempo: 8 milhões de toneladas de plástico poluem todos os anos* os oceanos, grande parte do plástico é incinerado e apenas 14% é reciclado. Isto resulta numa perda económica de 80 mil milhões de dólares por ano. Ao mesmo tempo, é continuamente produzido um novo plástico a partir do petróleo, que está associado a elevadas emissões de CO2. Esta utilização já representa 6% da produção mundial de petróleo, que deverá aumentar para 20% até 2050.** Com a “Hydrothermal Plastic Recycling Solution” (HydroPRS para abreviar) espera-se uma tecnologia inovadora que permitirá uma entrada numa economia circular sustentável para os plásticos. A HydroPRS tem o potencial de reciclar todos os tipos de plástico e impedir que o plástico seja queimado ou depositado num aterro, poluindo o ambiente. Estima-se que cada tonelada de plástico processado através de reciclagem avançada poderia poupar 1,5 toneladas de CO2 em comparação com a incineração. Para converter resíduos plásticos em químicos e petróleo valiosos, a HydroPRS utiliza a tecnologia de Reator Hidrotérmico Catalítico (Cat-HTR™) desenvolvida pela Licella Holdings Limited utilizando água, calor e pressão. Este método é particularmente interessante onde a reciclagem mecânica não tem sido bem-sucedida até agora, por exemplo, com componentes com vários tipos de plásticos ou com plásticos contaminados.
RECURSO VALIOSO EM VEZ DE RESÍDUOS NOCIVOS Este potencial tem entusiasmado a igus, que em 2020 investiu numa empresa que planeia colocar em funcionamento a primeira central comercial HydroPRS em 2022. Agora, a igus aumentou o seu investimento na Mura Technology para um total de 5 milhões de euros. “Sabemos das grandes possibilidades que o plástico tem. Os nossos tribopolímeros são utilizados em aplicações com movimento em todo o mundo, onde reduzem o peso, manutenção e lubrificação”, diz Frank Blase, Diretor Geral da igus. “Estamos a ajudar a fazer do plástico um material que não prejudique o nosso planeta através de uma reciclagem de quase 100%.” A reciclagem mecânica é um passo importante nessa direção. Por exemplo, há mais de 50 anos que a igus tem vindo
Figura 1. A HydroPRS tem potencial para reciclar todos os tipos de plástico, tornando-a ainda mais sustentável. O primeiro sistema HydroPRS do mundo está a ser desenvolvido no complexo industrial britânico Wilton International. (Fonte: Mura Technology)
a transformar 99% dos resíduos plásticos em granulados. No final de 2019, a igus iniciou adicionalmente o programa Chainge, que consiste na recolha de calhas articuladas no final da vida de uma máquina, independentemente do fabricante, paga um voucher, transforma o plástico em granulado e processa-o novamente. No futuro, a reciclagem química poderá aproveitar as suas vantagens onde a reciclagem convencional não é capaz de ajudar. É por isso que estamos a apoiar a Mura nesta fase de arranque para ajudar esta tecnologia pioneira a alcançar uma inovação revolucionária a nível mundial.
SUCESSO GLOBAL ATRAVÉS DE INVESTIMENTO E COOPERAÇÃO A Mura Technology conseguiu agora também nomear a KBR como parceira exclusiva para uma futura expansão. A KBR, com os seus 280 000 empregados, está presente em mais de 80 países, entre outras coisas como projetista, construtor de fábricas e operador de refinarias e fábricas químicas. “Sabíamos que como empresa startup tínhamos desenvolvido uma tecnologia altamente inovadora e promissora”, salienta Oliver Borek, Director Geral da Europa da Mura Technology. “No entanto, também ficou claro que não seríamos nunca capazes de a lançar em grande escala sem ajuda. Graças ao investimento da igus nesta fase crucial, bem como ao estabelecimento e expansão de novas parcerias, temos agora esta oportunidade.” A construção da primeira instalação HydroPRS pela Mura no complexo industrial britânico Wilton International já começou e espera-se que esteja operacional no 2.º semestre de 2022. Num total, serão construídos 4 reatores hidrotérmicos catalíticos, que irão processar mais de 80 000 toneladas de resíduos plásticos por ano. Além disso, estão previstas outras instalações na Alemanha, nos EUA e na Ásia. Veja como o plástico pode ser reciclado com HydroPRS neste vídeo: www.youtube.com/watch?v=eouFBpVVGEQ igus®, Lda. Tel.: +351 226 109 000 info@igus.pt · www.igus.pt
*
Plastic Oceans UK, https://plasticoceans.uk
/company/igus-portugal
**
The Ellen McArthur Foundation – the New Plastics Economy: Catalysing Action, 2017
/IgusPortugal
www.oelectricista.pt o electricista 77