Guia Rápido para soluções de carregamento de Veículos Elétricos

Page 1

48

dossier sobre mobilidade elétrica

Guia Rápido para soluções de carregamento de Veículos Elétricos Associação Empresarial dos Setores Elétrico, Eletrodoméstico, Eletrónico e das Tecnologias da Informação e Comunicação

Adquiriu ou pretende adquirir um Veículo Elétrico e tem dúvidas sobre como é feito o seu carregamento? Este guia é para si! A AGEFE concebeu este Guia Rápido para soluções de carregamento de Veículos Elétricos como um documento prático que contribui para a qualificação e desenvolvimento do mercado e que, de forma sintética, procura apresentar os principais aspetos das infraestruturas de carregamento de Veículos Elétricos, apoiar a análise das necessidades dos utilizadores e orientar projetistas, instaladores e donos de obra nas suas escolhas.

O desenvolvimento da mobilidade elétrica contribui para além dos objetivos ambientais (redução das emissões de CO2 produzidas pela utilização de combustíveis fósseis) para uma redução da dependência energética externa, enquanto poderá permitir igualmente uma redução dos custos de mobilidade de pessoas e empresas. Nesse sentido, compreende-se que sejam cada vez mais as pessoas e empresas que optam por adquirir Veículos Elétricos e que, também por isso, seja cada vez maior o interesse em conhecer e dispor de informação adequada a respeito das diferentes soluções de carregamento que existem – é para isso que pretende contribuir este artigo. Assim, antes de discutirmos as soluções de carregamento, é útil clarificar de que tipo de veículos estamos a considerar.

Os Veículos Elétricos (VE) são veículos propulsionados por um motor elétrico alimentado por uma bateria recarregável ou por outros dispositivos portáteis de armazenamento de energia elétrica. A carga é feita por meio de uma fonte externa ao VE tal como uma rede de distribuição de energia elétrica, pública ou privada. Deste modo e apesar de existirem diversas tecnologias de VE, destacamos neste artigo os Veículos Elétricos (acima de 2 kVA), que utilizam a rede de energia elétrica para o seu carregamento: • Os Veículos Elétricos a baterias, que são 100% elétricos e propulsionados a eletricidade; • Os Veículos Elétricos híbridos de carregamento pela rede, que incluem um motor de combustão interna e um motor elétrico com ponto de conexão para carregamento a partir, também eles, da rede elétrica. www.oelectricista.pt o electricista 79

QUE MODOS DE CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS EXISTEM? Existem 4 modos de carregamento, 3 em corrente alternada (CA), modo 1, 2, e 3 e 1 em corrente contínua (CC), modo 4.

MODO 1: Tomada compatível com o carregamento de VE

• • • • •

Utiliza tomada monofásica de uso doméstico para VE; Conexão direta do VE à tomada de uso doméstico; Cabo simples com condutores de fase e de terra; Não se recomenda esta solução por questões de segurança; Risco de sobreaquecimento.

MODO 2: Tomada compatível com o carregamento de VE com dispositivo de controlo integrado no cabo.

Utiliza tomada monofásica para VE: • Conexão indireta do VE à tomada de uso doméstico através de cabo que integra um dispositivo de controlo; • Cabo integra dispositivo com as funções base de controlo de carga. A intensidade da carga deve ser limitada a uma corrente inferior a 16 A, o que implica uma duração de carregamento mais longa; • As tomadas de contactos reforçados melhoram o desempenho do carregamento em Modo 2.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Guia Rápido para soluções de carregamento de Veículos Elétricos by cie - Issuu