o que você vai fazer com as baterias do seu veículo elétrico (EV)?

Page 1

4

espaço Voltimum

o que você vai fazer com as baterias do seu veículo elétrico (EV)? André Mendes

Muito é falado sobre o impacto dos veículos elétricos (EV) relativos à responsabilidade ecológica e à neutralidade carbónica. Contudo, convido-vos a olhar para esse assunto sob a ótica da infraestrutura produtiva das baterias íon lítio utilizadas nos EV. Em termos globais, qual a relação da redução de CO2 na Europa (por EV), com problemas ecológicos e sociais da mineração de lítio na América do Sul?

sistência; e a exploração do lítio tem causado inúmeras preocupações ambientais e sociais (LIVINGSTONE, 2019). Também é importante ressaltar o impacto socioambiental que a exploração de cobalto (outro metal importante para as baterias dos EV) causa no Congo, como trabalho infantil e danos à saúde dos trabalhadores (NATURE, 2021). Em nível europeu, Portugal se destaca nas reservas de lítio e também recebe críticas quanto à extração (FRANCISCO e QUERCUS, 2019). Apesar da abundância e custo em declínio, não é apenas com a exploração que podemos obter o lítio para as baterias. A reciclagem é uma opção viável e, na minha opinião, é a chave para que a proposta sustentável dos EV não tenha um efeito reverso. Esforços de pesquisa para melhorar o processo de reciclagem do lítio são imprescindíveis para que não deturpemos as metas pró-ambiente. Tal posto que a reciclagem tem sido minimamente lucrativa, é mais barato minerar do que reciclar; e ainda, parte do material reciclado têm o lítio perdido no processo (GREEN SAVERS, 2019 e NATURE, 2021). Já aprendemos que é necessário olhar para o ambiente de forma global, as baterias dos EV são mais um tópico. Certamente continuar coma extração e queima de combustíveis fósseis não é uma opção. Contudo é preciso um olhar atento para os métodos e condições de exploração dos recursos por toda a parte do globo.

REFERÊNCIAS [1]

UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos. Utilizadores de veículos elétricos percorreram mais de cinco milhões de quilómetros com energia da rede da EDP. Portugal, 6 de agosto de 2021. www.uve.pt/page/ utilizadores-ve-percorreram-mais-de-cinco-milhoes-km-2021/.

Fonte: Cédric Gerbehaye, Maps Images e Tom Hegen, Instagram (adaptado pelo autor).

[2] NATURE. Electric cars and batteries: how will the world produce enough? 17 August, 2021. <www.nature.com/articles/d41586-021-02222-1> Acesso em 17 de

De acordo com a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, no primeiro semestre de 2021 foram evitadas 500 toneladas de CO2 graças ao crescente número de adeptos de EV (UVE, 2021). As novas políticas da União Europeia aliada ao posicionamento de montadoras, como a Audi, que pretendem parar de comercializar veículos movidos a gasolina e diesel até 2033, impulsionam a eletrificação e consequentemente a redução das emissões de carbono (OBSERVADOR e NATURE, 2021). Entretanto, nem só de neutralidade carbónica se faz um “futuro verde”! Como dito na edição anterior, na temática de um “futuro elétrico” normalmente é ignorado o grande desafio com a reciclagem das baterias (MENDES, 2021). Neste caso, as baterias de íon lítio que, com a drástica queda nos preços desde a década de 90, certamente serão a tecnologia dominante (NATURE, 2021). As reservas mundiais deste valoroso metal encontram-se sob duas formas: depósitos minerais (rochas pegmáticas), cuja extração requer grande quantidade de energia; e os depósitos de salmoura, que requerem grandes quantidades de água – 2 milhões de litros por tonelada de mineral extraído (QUERCUS, 2019, NATURE, 2021 e KOOP, 2018). Cerca de 75% destas reservas estão no “Triângulo do Lítio”, formado pela Bolívia, Argentina e Chile. Na região destes salares, o acesso à água é fundamental para as comunidades locais e seus meios de subwww.oelectricista.pt o electricista 79

mar. 2022. [3]

OBSERVADOR. tão

em

2035.

Europa 15

quer

de

acabar

julho,

2021

com

carros

novos

a

combus-

https://observador.pt/2021/07/15/

europa-quer-acabar-com-carros-novos-a-combustao-em-2035/. [4] MENDES, André. Motores que nos Levarão ao Futuro. O Electricista, n.º 78, p. 4, ano 20. Portugal, 4.º trimestre, 2021. [5] QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza. O Custo Ambiental do Lítio Português. 23 de agosto, 2019. [6] KOOP, Fermin. Buenos Aires Times – Argentina eyes off lithium growth despite concerns. 18 August, 2018. www.batimes.com.ar/news/economy/argentina-eyes-off-lithium-growth-despite-concerns.phtml. [7] LIVINGSTONE, Grace. BBC News Brasil – A bateria do seu celular pode estar deixando pessoas sem água no Atacama. 25 de agosto, 2019. www.bbc.com/ portuguese/geral-49405487. [8] FRANCISCO, Susete. Diário de Notícias – Lítio. O “petróleo branco” está a dividir o país. 13 de novembro, 2019. <www.dn.pt/pais/litio-o-petroleo-branco-esta-a-dividir-o-pais-11507344.html>. [9] GREEN SAVERS. Reciclar o lítio das baterias automóveis passa a ser possível. Dezembro, 2019. https://greensavers.sapo.pt/reciclar-o-litio-das-baterias-automoveis-passa-a-ser-possivel/. *Todos os websites foram acedidos no dia 17 de março de 2022.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.