90
informação técnico‑comercial
projetores LED Hi-Bay para ex-zona 1/21 - nova tecnologia Hoje em dia, quando procuramos soluções para iluminação de áreas produtivas ou armazéns, com classificação ATEX, já não olhamos apenas à substituição por troca dos antigos projetores com lâmpadas de descarga. Pretendemos otimizar a instalação! Usufruir dos benefícios do LED, da sua longevidade, eficiência energética, índice de recuperação de cor, sustentabilidade e facilidade de integrar qualquer design. Mas a iluminação com LED, sobretudo se em alta potência, apresenta outros desafios, que o desenvolvimento tecnológico do I&D das empresas especializadas tem vindo a ultrapassar. Desde logo a gestão térmica e a necessidade de dissipação de calor dos LED. O seu controlo é o que permite que as armaduras possam ter uma longa vida, mesmo quando o ambiente de trabalho atinge temperaturas no limite da temperatura de operação. A estrutura física onde são montados os LED tem de ser robusta, não oxidável, dissipativa de calor, mas o mais leve possível, para facilitar a instalação. Um bom exemplo de projeto e construção de projetores Hi-Bay vem-nos da empresa alemã SCHUCH, especialista em iluminação para ambientes de risco de explosão desde 1895, com a sua nova gama de projetores modulares ExSTREAM para zona 1/21.
Concebidos para se poderem compor por módulos, de acordo com o fluxo luminoso requerido, têm o seu corpo moldado numa estrutura de alumínio em grade, formando uma excelente malha de arrefecimento e de convexão, onde se encaixam os módulos de LED. Os LED estão colocados em óticas de alta eficiência, diretamente em contacto com a estrutura de arrefecimento e cobertas por um vidro de textura multicamada, resistentes a choques térmicos. Para melhorar ainda mais a gestão térmica da armadura, toda a eletrónica do conversor e controlo da luminária estão numa caixa independente sobre uma estrutura base. Não foi esquecida a facilidade de instalação e possibilidade de repicagem, com 2 entradas para cabos. Resultado: luminárias projetores, para pavilhões de pé-direito elevado, que substituem as antigas lâmpadas de 400 W de lâmpadas de descarga, excelente CRI >80, adequado a quase todos os espaços e um tempo de vida, sem precisar de manutenção, mesmo para uma temperatura ambiente constante correspondente ao máximo permitido para operação, de L80>100 000h. Com um IP66 é ideal para áreas de produção, montagem e armazenagem em indústrias químicas, farmacêuticas, tratamento de cereais ou fábricas de papel. Quando necessário existe ainda a nova gama ExDUEVO e ExFOCO adequada para zona 2/22.
A MARCA Em zonas técnicas de alto risco potencial, em termos de segurança de pessoas e equipamentos, é prática corrente as empresas selecionarem marcas/fabricantes com muitas décadas de experiência neste setor. A SCHUCH, que apresenta uma oferta muito completa em iluminação LED para ambientes ATEX, conta com muitos anos de homologações por parte dos grandes grupos da indústria química e petroquímica (Exemplo: www.oelectricista.pt o electricista 77
Shell, BASF, Total, Novartis, Exxon, Nestlé, ...) e já em 1910 fabricava lanternas pendentes antideflagrantes para o fundo das minas de carvão. Uma segurança adicional. A juntar aos muito elevados requisitos de certificação ATEX e IECEX e aos excelentes rácios de eficiência energética obtidos com LEDS de última geração.
OLHOS DE BOI E LANTERNAS DE TRABALHO Em ambiente industrial a utilização de olhos de boi para balizagem ou iluminação de apoio ainda é muito habitual, sobretudo em infraestruturas com uma certa idade. São pontos de luz que permitem trabalhos com pouca necessidade de precisão, ou servem como luz auxiliar em corredores e passadiços, ou evitam que certas zonas fiquem demasiado na obscuridade.
Nas zonas ATEX 1/21 todos os locais têm de estar bem sinalizados e todos os pontos críticos têm de estar iluminados. Estas pequenas luminárias, robustas e resistentes à corrosão, a águas, a ambientes agressivos e de indústria pesada. Quanto às antigas lanternas incandescentes da SCHUCH, as e8310, tão bem conhecidas dos operadores a trabalhar em áreas de atmosfera explosiva de difícil acesso, como sejam os tanques, o interior dos cascos de navios ou dentro de silos, foram substituídas por um modelo mais moderno, a LED, a e9310, igualmente ligeiro, prático e robusto, obviamente.
AS GAMAS Além de projetores ou armaduras Hi-bay, a Schuch é reconhecida pelos seus modelos ATEX alternativos às fluorescentes tradicionais, com corpo em GRP e difusor em policarbonato fosco ou transparente. São armaduras para zona 1/21 ou zona 2/22 desenhadas a partir dos módulos de