centrais de múltiplos geradores em paralelo

Page 1

78

informação técnico‑comercial

centrais de múltiplos geradores em paralelo

Figura 1.

A Auto Sueco é o representante oficial em Portugal e Angola dos equipamentos da KOHLERSDMO que tem mais de 50 anos de experiência no fabrico de grupos eletrogéneos.

COMBINAR O SISTEMA COM O PERFIL DE CARGA

Com uma extensa gama de geradores até 4500 kVA numa única máquina, é possível a instalação de um único grupo gerador de grandes dimensões para fornecer toda a potência necessária para uma eventual quebra de serviço. Contudo, para algumas aplicações de fonte de emergência ou socorro há benefícios em partilhar a carga total por múltiplos grupos geradores de menor potência conectados em paralelo, de forma a maximizar a fiabilidade, disponibilidade, economia de combustível e flexibilidade operacional. A Auto Sueco, com a sua experiência, coloca-se à disposição para auxiliar na definição da melhor solução de energia para cada situação. Desde que seja garantida a correta instalação dos múltiplos grupos geradores, tendo em especial consideração a proteção de falhas, grupos geradores menores montados em paralelo oferecem um número de vantagens operacionais e práticas relativamente a um único grupo gerador de grande capacidade. Para além disso, a disponibilidade de interfaces Homem-Máquina (IHM) fáceis de operar e de controladores de paralelismo digitais eliminou a maioria das complexidades operacionais dos sistemas analógicos mais

Figura 2.

www.oelectricista.pt o electricista 77

antigos. Este artigo procura explorar os benefícios das centrais de socorro, constituídas por multigeradores projetados para aplicações de emergência ou socorro.

O primeiro passo para avaliar se as centrais de socorro devem ser compostas por um

único grupo gerador grande ou por vários grupos menores a operar em paralelo é a determinação do perfil de carga da instalação. Muitas instalações têm cargas elétricas que podem ser agrupadas de acordo com a sua prioridade. Parte da carga será considerada “essencial ou crítica”, tais como sistemas de segurança de vida; sistemas de segurança, informáticos e de dados; comunicações ou certos processos de fabrico críticos. Outra parte da carga poderá ser considerada “importante mas não crítica”, como por exemplo sistemas de ventilação, iluminação geral e processos de fabrico menos vitais. A última parte da carga pode ser considerada não essencial para a segurança de vida ou para a continuidade dos negócios – serve de exemplo um sistema HVAC caso não tenha como função o arrefecimento de computadores ou instalações de dados. No caso da possibilidade de segmentação da carga elétrica total por diferentes níveis de prioridade, as centrais de socorro com múltiplos grupos geradores oferecem muitas vantagens que incluem maior fiabilidade, flexibilidade operacional, economia de combustível, facilidade no agendamento de manutenção e fácil expansão do sistema.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.