74
case-study
a tendência na Indústria 4.0 é web-based
Enrique Moya
Automation Sales Engineer (Valencia)
A Weidmüller, desde o primeiro momento que apostou nas aplicações na web, seja nas suas plataformas de acesso remoto, PLCs e I/O remotas, HMI ou IIoTs. Em todos estes, através de um dispositivo e de um qualquer navegador, podemos aceder para configurar, programar, visualizar, monitorizar, atualizar, entre outros.
MAS O QUE É WEB-BASED? São aquelas ferramentas que os utilizadores podem usar acedendo através de um navegador web (Chrome, Edge, Firefox, Opera, entre outros). Através de um endereço IP, previamente definido pelo fabricante de cada equipamento, e seja por USB ou por Ethernet, acedemos à plataforma do equipamento. Em cada equipamento, o servidor web será importante para um objetivo diferente: a configuração e funcionamento, a programação, visualização, resolução de problemas ou atualizações de firmware são algumas das muitas coisas que podem ser feitas através do servidor web integrado nos equipamentos da Weidmüller. Vamos ver os diferentes dispositivos que o possuem e para que o utilizam:
através do qual estamos a aceder a partir do nosso computador. Neste caso, o portal online u-link, possui um manuseamento simples e uma aparência agradável, que agora se pode chamar de user-friendly; neste, com uma tipologia simples dos nossos dispositivos estabelecida com base nos objetos, criamos a nossa árvore de dispositivos que podemos aceder via IP. A sua principal utilização é a manutenção remota: podemos aceder a partir de qualquer local a todos os equipamentos que estejam conectados ao nosso router industrial, fazer upload de documentos, fazer comentários, gerir alarmes e saídas, além de gerir os utilizadores e as contas criadas.
Energy monitoring A Weidmüller também possui soluções e equipamentos para a gestão energética. Nesta gama podemos aceder ao servidor web para visualizar os parâmetros energéticos e os seus gráficos, assim como gerir estes valores e poder estabelecer eventos. Para ser um parceiro tecnológico em toda a pirâmide da automatização, a Weidmüller liderou as inovações da indústria de IIoT. Nesta família há 2 produtos fundamentais com um servidor web:
Switches Uma breve descrição do que podemos fazer via web seria a configuração básica para a gestão da rede e dos seus parâmetros, configurações SNMP, gestão das diferentes portas, estabelecer redundância na comunicação, prioridade e determinação do tráfego de dados, LAN virtual, gestão da largura de banda, alarmes/eventos por email e/ou saída de relé, atribuição de IPs para os diferentes dispositivos conectados, monitorizar as portas e o estado da rede, tabela de endereços MAC, configurações segundo o protocolo industrial a ser utilizado, entre outros.
Router industrial A web de qualquer um dos seus routers de segurança industrial permite diagnosticar as redes WAN e LAN, a configuração 4G, também as IPs, rede VPN (OpenVPN, IPsec ou u-link), envio de SMS, priorização WAN/LAN/4G, ping test, ou o estado do sistema e os seus eventos e alarmes, entre muitas outras coisas.
u-link: Plataforma de Acesso Remoto A partir do router industrial, previamente configurado, estabelecemos uma ligação via VPN entre o nosso equipamento e o navegador www.oelectricista.pt o electricista 77
IIoT Gateway Dispositivo compacto para recolher e pré-processar todos os dados; se quisermos, desde o sensor até à cloud. O IOT-GW30 é composto por portas de Ethernet independentes, opção de conetividade 4G LTE, portas de série em interface RS 485, RS 323 e CAN, e também suporta a plataforma do sistema de acesso remoto u-link. Mas aquilo que lhe confere um valor diferencial são as aplicações integradas na web: Node-RED, Modbus TCP server, OPC UA server, sistema de acesso remoto u-link e Docker.