DOSSIER SOBRE MANUTENÇÃO INTELIGENTE
Software de manutenção cloud: o grande aliado das equipas técnicas Madalena Trincão Marketing & Communication Specialist Valuekeep
A gestão de Manutenção enfrenta vários desafios que podem ser facilmente resolvidos com tecnologia. Uma gestão otimizada destes processos é um dos alicerces da estratégia corporativa das empresas, que possibilita o acesso a informação fidedigna para uma tomada de decisão célere e assertiva. A chave para obter essa informação está no software de gestão de manutenção (CMMS).
Esta plataforma digital é, cada vez mais, crucial para gerir os ativos e os processos do dia-a-dia da manutenção. O software oferece as ferramentas necessárias para que as equipas técnicas e os responsáveis de manutenção trabalhem em sintonia na gestão das operações, potenciando os resultados e a produtividade de ambos. Para compreender claramente as vantagens da implementação de um software de manutenção, apresento a seguir algumas razões pelas quais deve adotar esta ferramenta de gestão:
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS VANTAGENS DO SOFTWARE DE MANUTENÇÃO? POR QUE RAZÃO O SOFTWARE DE MANUTENÇÃO É ASSIM TÃO IMPORTANTE?
C
ada empresa tem as suas próprias especificidades, mas todas dependem de uma gestão de ativos eficiente para se aproximarem das suas metas e objetivos a longo prazo. O software de manutenção – ou CMMS (Computerized Maintenance Management System) em inglês – assegura o controlo global das atividades do Departamento de Manutenção. Com esta plataforma digital é possível registar qualquer informação sobre as operações, anexar fotos, vídeos e documentos às fichas de cada ativo e atualizar o estado das ordens de trabalho em tempo real, no terreno. Toda a informação registada passa a integrar o histórico de cada um dos ativos, permitindo conhecer rapidamente o seu desempenho, a quantidade de reparações e custos inerentes, tempo de
50
MANUTENÇÃO 150/151
vida útil e contributo para a rentabilidade da empresa. O acesso a esta plataforma pode ser feito tanto através de um computador, como de um smartphone ou tablet, e permite aos profissionais de manutenção consultarem um calendário com as datas das operações e os custos associados a cada uma delas. Além do acesso a informação detalhada sobre cada equipamento, ainda é possível consultar o stock de peças sobressalentes disponíveis em armazém. O software de manutenção surge com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade de todo o ciclo de manutenção das empresas, de forma a tornar-se no maior aliado do Departamento de Manutenção. Além disso, garante que as operações de manutenção são realizadas em conformidade com as normas internacionais de manutenção e seguidas a rigor pelas equipas técnicas.
Redução dos custos associados à gestão de ativos A programação dos planos de manutenção preventiva numa plataforma digital, com prazos pré-estabelecidos e que podem ter por base tanto o calendário como o funcionamento real dos equipamentos, permite prolongar o ciclo de vida útil dos ativos, evitando falhas e avarias que resultam em maiores despesas com a substituição ou reparação dos mesmos. Por outras palavras proporciona uma maior rentabilização do investimento efetuado no parque de ativos.
Gestão rigorosa dos planos de manutenção O software de manutenção desempenha um papel fundamental no planeamento e agendamento dos planos de manutenção preventiva. Da mesma forma permite aos profissionais gerir com rigor todo o parque de equipamentos e ativos, controlando o seguimento dos planos estabelecidos e desta forma, contribuir